Introdução e Objetivo
No processo de construção de um trabalho de conclusão de curso (TCC), os alunos podem apresentar diversas dificuldades, tais como: de escrita, a qual não é devidamente desenvolvida durante a vida acadêmica, e de metodologias; a necessidade de conciliar trabalhos com a vida particular, estágios e relatórios; e a ansiedade de terminar a faculdade e ingressar na vida profissional.
Pensando nisso, alguns professores e profissionais de Psicologia em Campo Mourão iniciaram um grupo de orientação acadêmica, com o objetivo de: conversar, discutir dúvidas e possibilidades, orientar a construção do texto, ensinar técnicas de redação e apresentação, e falar sobre a angústia do processo de construção do TCC.
Essa atividade insere-se na área de desenvolvimento humano e Educação, e o presente resumo tem como objetivo demonstrar o funcionamento e importância desse grupo acadêmico de orientação de trabalhos.
Metodologia
O grupo de orientação é uma atividade prática, utiliza diversos métodos e ferramentas didáticas com o objetivo de desenvolver habilidades variadas, tanto de escrita quanto de apresentação. É fundamentado em conceitos sobre Dinâmica de Grupo e Docência.
São realizadas aulas teóricas e conceituais sobre: metodologia do trabalho científico, leitura e análise de texto, análise textual e temática, e redação, baseadas nos livros de Antônio Joaquim Severino e Mortimer Adler. Também se utilizam conceitos de comunicação, preparação vocal e corporal, técnicas de respiração, técnicas de discurso, composição das apresentações, postura, gestos, dicção, projeção, clareza e didática. Por fim, há dinâmicas de grupo variadas, com o objetivo de promover descontração, criar um ambiente de interação, deixar os participantes à vontade, e criar um clima propício para o desenvolvimento de habilidades sociais, oratória e relacionamentos interpessoais.
Resultados
As instituições de ensino possuem suas próprias exigências e metodologias quanto se trata do trabalho de conclusão de curso (TCC), além disso, dentro de uma mesma instituição, cada professor possui suas próprias práticas e ferramentas de ensino, o que pode dificultar ainda mais o processo de construção do trabalho, pois os alunos apresentam muitas dúvidas, dificuldades e ansiedades. Esse foi um tema bastante trazido pelos alunos, os quais procuram os profissionais de Psicologia responsáveis pelo grupo com o objetivo de conversar sobre suas angústias, especialmente aquelas relacionadas com o fim da faculdade e com o futuro profissional. O TCC parece representar um importante rito de passagem, permitindo ao acadêmico realizar uma síntese de conteúdos aprendidos durante a graduação, bem como o afunilamento dos campos de pesquisa, pois nele o acadêmico obtém conhecimento mais profundo em um tópico específico. Esse trabalho de conclusão indica o final do curso e, consequentemente, de uma determinada etapa da vida do acadêmico, portanto, vivê-lo de forma completa é fundamental para um aprendizado satisfatório. Para pesquisar e escrever o TCC, os alunos contam com um professor orientador, o qual geralmente é indicado ou selecionado na própria instituição de ensino, de acordo com a temática que o aluno pretende abordar ou com a disponibilidade da instituição. Porém, muitas vezes esse professor não é devidamente remunerado ou capacitado para atuar como orientador, deixando os alunos desamparados. Ofertar um grupo de orientação acadêmica é responder à necessidade dos alunos, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos para escrever um trabalho coerente e interessante, além de dar subsídios para uma boa apresentação. Logo nas primeiras semanas de divulgação, o grupo contou com muitos interessados, e, ao contrário do que era esperado, não foram apenas acadêmicos do último período, mas alunos que estão iniciando o curso, outros já graduados, e aqueles que buscam outra formação. Percebeu-se que as habilidades de redação e de oratória aprendidas ao longo do grupo auxiliam não apenas na construção do TCC, mas também na elaboração de atividades teóricas diversas; e também expande as possibilidades de atuação profissional e relacional, dando subsídio para lidar com pessoas e expor ideias com clareza e convicção.
Considerações Finais
O grupo de orientação acadêmica foi recebido pelos alunos com entusiasmo, e, por abranger tanto aulas teóricas, técnicas, oratória e dinâmicas de grupo, possibilita o desenvolvimento do acadêmico não apenas no processo de construção do TCC, mas também em habilidades sociais, relacionais e cognitivas que podem ser utilizadas em outras atividades acadêmicas e/ou profissionais.