Introdução e Objetivo

Os conflitos entre pessoas já foram vistos como situações ruins e desagradáveis que geralmente aconteciam por diferenças  de personalidades entre indivíduos ou até mesmo por uma má gestão na liderança a que esses indivíduos estavam incluídos. Porém, nos dias atuais percebe-se a presença de conflitos como uma conduta inevitável, visto que somos munidos de diferenças, sejam elas, culturais, de idéias ou valores. É nesse processo que o enfermeiro, gerente ou não deve atuar, tratando a origem desses conflitos e buscar soluções que abranjam não só o momento, mas uma solução de caráter continuado e duradouro. O objetivo da pesquisa é discorrer sobre o gerenciamento de conflitos na enfermagem evidenciando a importância do enfermeiro no processo.

Metodologia

Pesquisa de Revisão Bibliográfica, através de livros da área de enfermagem, artigos e periódicos onde foi utilizado o banco de dados do Google Acadêmico, utilizando-se as palavras chaves Enfermeiro, Gestão de conflitos, Habilidades e Gerência de enfermagem. Não foi delimitado um período para busca dos artigos, mas sim a relação com o tema em questão e que estivessem no idioma português.

Resultados

O enfermeiro na função de gerenciamento precisa desenvolver habilidades que o ajudem a organizar sua equipe. Uma dessas habilidades essenciais ao enfermeiro no gerenciamneto de conflitos é a comunicação, pois através dessa habilidade se conhecerá o que cada profissional precisa e qual a realidade da rotina desses profissionais dentro da instituição de saúde. O gerenciamento de conflitos é tão importante quanto o próprio planejamento de uma assistência. Pois lidar com personalidades distintas, pensamentos contrários, e divergências de trabalho merecem bem mais atenção, pois a resolutividade dessas questões, afetam diretamente a qualidade do cuidado prestado.  Com isso, gerenciar conflitos na área da enfermagem se dá em tratar esses conflitos na medida que surgem e mesmo, na identificação de situações potenciais. O enfermeiro tem relevância na resolução dos conflitos, pois ele possui instrumentos necessários para buscar a solução dessas desavenças, uma vez que o cargo de gerência ou mesmo a profissão do enfermeiro se aplica a profissionais que estão ou deveriam estar preparados para liderar e orientar a equipe que está sob sua supervisão. Opções e alternativas quando se estiver no meio de uma situação de conflito, é algo muito favorável para solução da questão, pois equilibrar os pontos tanto positivos como negativos dos dois lados envolvidos, ajuda a demonstrar total honestidade e preocupação em chegar a um acordo entre os dois lados afetados. 

Considerações Finais

Atuação do enfermeiro no gerenciamento de conflitos tem fundamental importância para garantir que nenhuma discordância entre profissionais afete o desempenho e a qualidade tanto da assistência de enfermagem como o relacionamento da equipe.  Assim, o enfermeiro deve caminhar como facilitador para construção de um ambiente de confiança, fundamentado nas habilidades necessárias para  resolver conflitos.