Introdução e Objetivo
O maior produtor mundial de laranja é o Brasil, seguido pelos EUA e China. A produção desses países chegam a quase 70% da produção mundial da fruta. No ranking nacional, o Paraná é o quinto estado que mais produz laranjas, sendo São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Sergipe os maiores produtores. Entre as doenças que infectam a cultura da laranja, o maior destaque vai para a doença huanglongbing que é capaz de tornar áreas inteiras improdutivas, já que ainda não existe controle para essa doença. A única maneira de tentar fazer com que essa não aumente o número de plantas infectadas é realizar inspeções regularmente, eliminar plantas doentes e controlar o inseto vetor (psilídeo) com pulverizações periódicas. Com este problema em mente, representantes da ADAPAR, em conjunto com o Departamento de Estatística da Universidade Estadual de Maringá, se incumbiram de propor uma solução estatística viável por meio da elaboração de planos amostrais georreferenciados com base no modelo beta-binomial.
Metodologia
Primeiramente obteve-se as coordenadas georreferenciadas que contornavam a área de interesse com auxílio de georreferenciamento. Com o registro das coordenadas, determinou-se o retângulo que contornava a área de interesse. Implementou-se a função “rec”, no R, para obter os quatro pontos que definiam o retângulo e o seu ponto central, identificando-se todos os clusters que faziam parte da malha. Para isso, uma função, denominada “Malha”, foi implementada para que o retângulo obtido com a função “rec” fosse dividido em p colunas e q linhas, formando pq clusters. Criou-se a função “Grafico” para visualizar toda a malha construída sobre o retângulo geral, o contorno da área de estudo e os pontos que pertenciam e não pertenciam à população de clusters, além de indicar as coordenadas localizadoras de cada um destes pontos. Uma função, denominada “PtosAmo”, para destacar as unidades selecionadas também foi implementada.
Resultados
De acordo com as informações e sugestões de todos os participantes dos encontros ocorridos durante o período de análise, os seguintes critérios foram estabelecidos: Os tamanhos amostrais foram calculados sob a consideração de que a posterior análise seria realizada sobre uma população de 1000 plantas particionada em N = 4 clusters; cada um dos clusters foi composto por aproximadamente n = 250; uma quantidade adequada, n0, de indivíduos foi amostrada em cada um dos clusters para estabelecer uma amostra estatisticamente significativa. Por fim, a escolha do planejamento mais conveniente para os pesquisadores da área agronômica indica que, sob a suposição de que o modelo beta-binomial é capaz de representar o modo como a infecção se distribui, com uma confiança de 95%, uma amostra de 13 indivíduos de cada cluster deve ser capaz de tornar possível a identificação de uma proporção média e máxima como a esperada pelos pesquisadores. Sob as considerações anteriores, dada a quantidade n0 = 13 e com base nos códigos já descritos, obteve-se a visualização gráfica da malha que sobrepõe a região de trabalho. O resultado obtido após a utilização das funções “rec”, “Malha”, “Grafico” e “PtosAmo” foi exposto, permitindo notar que, de cada um dos 4 clusters uma quantidade de n0 = 13 pontos foram aleatoriamente e sistematicamente sorteados. Como a disposição obtida dos pontos amostrados não contraria as sugestões de Lin, Poushinsky e Mauer, pode-se proceder com a amostragem dessa forma, embora os engenheiros da área agronômica tenham demonstrado preferência pelo formato em Z, devido ao modo como a propagação da doença se inicia, o que também pode ser adaptado.
Considerações Finais
Até o momento, nesta parceria entre a ADAPAR e o Departamento de Estatística da UEM, foi possível elaborar um plano amostral que atendesse aos interesses de todos os pesquisadores. Tal feito se deu através da necessidade, habilidade e consenso entre ambas as partes envolvidas no desafio. Por diversos motivos, este plano amostral ainda não foi aplicado a campo, acarretando a não coleta dos dados para uma melhor averiguação das informações resultantes de sua aplicação. Em breve isto acontecerá.