Introdução e Objetivo

Um treinador desportivo exerce um papel importante na vida do atleta, tanto em relação ao desempenho esportivo, como no que se refere ao seu desenvolvimento como ser humano. No âmbito desportivo, ele contribui para o sucesso ou o fracasso do atleta, considerando que o técnico é o profissional responsável pelo planejamento de treinos e estratégias. O treinamento é um processo complexo, necessita de uma competência didática e pedagógica, seja em treinos ou em competições. Assim, a competência profissional do de Educação Física esta ligada as capacidades do sujeito em articular intelectualmente e colocar em prática os conhecimentos, técnicas, valores e habilidades necessárias para eficácia de seu trabalho. A pesquisa objetivou identificar a representação dos técnicos de natação do Estado do Paraná no que se refere sobre a sua formação e intervenção profissional.

Metodologia

O trabalho é de natureza descritiva com caráter quantitativo. POPULAÇÃO: constituída por técnicos de natação filiados a FDAP (Federação de Desportos Aquáticos do Paraná). AMOSTRA: 15 técnicos que aceitaram a participar da pesquisa. O instrumento utilizado foi um questionário com 10 questões fechadas proposto por Costa (2012), adaptado pelo pesquisador para os fins desse estudo. Para a coleta de dados do estudo foi adotados os seguintes procedimentos: Foi realizado contato com a FDAP - Federação de Desporto Aquáticos do Paraná, para identificação de todos os clubes filiados e nomes de técnicos esportivos para obtenção de telefone e-mail. Encaminhamento do projeto para o comitê de ética; Na competição do Estadual de Natação do Interior do Paraná e Jogos Escolares B, fase final, que reuniu os técnicos do interior, o pesquisador aplicou o instrumento de coleta. A análise de dados deu-se por meio de estática descritiva, e os dados apresentados em forma de gráficos.

Resultados

Ao término da presente pesquisa, que se propôs a identificar a representação dos técnicos de natação do interior do estado do Paraná sobre sua formação e intervenção profissional, verificou-se que todos os técnicos são formados na área da Educação Física ou do Esporte. Os resultados apontam que 66,7 % dos técnicos foram atleta da modalidade de natação e que 80% acham que não é preciso ter sido atleta da modalidade para poder atuar como técnico, mas que a experiência adquirida por meio da prática pode proporcionar um melhor entendimento do esporte, ainda que a busca pelo conhecimento científico atualizado seja fundamental para uma boa atuação profissional.

Ainda, que maior parte dos técnicos além da relação com o prática (o saber fazer), buscam conhecimento em livros e artigos especializados na área e ainda que muitos deles tenham o conhecimento específico da modalidade por ter praticado o desporto de natação, correlacionam a importância da prática em conjunto com o conhecimento científico. Um dos principais objetivos deles em sua equipe é melhorar desempenho desportivo do atleta, melhorar os níveis técnicos e táticos e ter uma participação ativa no processo de formação do atleta, influenciando dentro e fora do âmbito desportivo.

Em relação ao tipo de técnico que eles se auto classificam, encontramos 3 categorias: 40% se auto classificam como técnico flexível, 53,3% se auto classifica como técnico condutor e 6,7% se auto classifica como técnico formal/metódico.

A presente pesquisa objetivou contribuir com a comunidade científica no diz respeito a os estudos sobre técnicos desportivos.  Dessa maneira, inferimos que as relações entre a prática e a teoria continuam sendo um dos pontos que se deve ter atenção, pois, percebemos que conhecimentos científicos são importantes para a amostra da pesquisa, porém o que regula sua prática diária, na maioria das vezes são experiências como atleta que são transferidas ao campo da água, no momento do treinamento. Uma das indagações que ainda permanecem, é saber qual o papel efetivo da formação de ensino superior (graduação) na formação desses técnicos, visto que eles apontam os conhecimentos especializados, que entendemos aqui, artigos livros específicos da área, bem como cursos pontuais que identifiquem sua prática.

Considerações Finais

Pode-se inferir de acordo com a concepção dos técnicos do Paraná as representações apontam que a relação entre a prática e a teoria continua sendo um dos pontos que se deve ter atenção, pois percebe-se que os conhecimentos científicos são importantes na amostra pesquisada, porém o que regula a prática diária, na maioria das vezes, são experiências obtidas como atletas e que são transferidas ao campo da água, no momento de treinamento pelo técnico esportivo.