Introdução e Objetivo

O presente artigo traz reflexões a partir do filme:Um Doce Olhar. O filme lançado no Brasil em 2010, retrata a realidade de uma família que vive em uma aldeia remota na Turquia, ao qual o protagonista,é o menino Yusuf, que está em idade escolar, e apresenta dificuldades de comunicação com a mãe, com o professor e colegas, a pessoa que consegue interagir é o pai. No entanto desenvolve condições e capacidades  de interações e aprendizagem, o que podemos chamar de reflexionamento, conflito cognitivo e outros aspectos relevantes apontados por Piaget como processos de interação do sujeito com o objeto de conhecimento.

Queremos através deste trabalho, na perspectiva de Piaget , de como o sujeito aprende e interage com o objeto de conhecimento, analisar os processos de desenvolvimento e aprendizagem do protagonista.Queremos evidenciar a necessidade da escola, em rever os conceitos e fazer um trabalho diferenciado, proporcionando o processo de ensino aprendizagem a todos os seus educandos.

 

Metodologia

A metodologia utilizada para a elaboração do presente trabalho, constitui-se de uma abordagem qualitativa de caráter exploratório, sendo uma pesquisa de procedimento bibiográfico. Para isso utilizamos a teoria de Jean Piaget,  através do olhar do estudioso Fernando Becker, e o filme que foi analisado.

Nosso olhar no presente artigo volta-se para os processos de  desenvolvimento e aprendizagem, na constituição do sujeito, na qual  esteve voltada a reflexão.

Resultados

O processo de desenvolvimento e aprendizagem apresentado no filme,  a partir do protagonista o menino Yusuf, continua sendo uma compreensão de ensinar por repetição.

Estabelecemos relações a partir dos conceitos de assimilações e abstrações. A abstração reflexionante e a capacidade de desenvolvimento cognitivo.

Percebemos que se apresentam os aspectos, de estrutura, forma e interação com o meio: “para Piaget, mentor por excelência de uma epistemologia relacional, não se pode exagerar a importância da bagagem hereditária nem a importância do meio social”.  (BECKER, 2012, p.23).

O menino (Yusuf) em um ambiente de pressão/repressão se volta para si e não expressa suas capacidades cognitivas e as condições com que elabora sua aprendizagem, mas consegue refletir sobre essas questões porque há uma tomada de consciência, sobre suas ações.

A aprendizagem e o desenvolvimento caminham juntos, com processos diferenciados. Todas as ações e interações da criança desde o seu nascimento são processos de desenvolvimento e aprendizagem.

Todas as ações realizadas pelo nosso protagonista foram respostas as suas necessidades. Necessidades de compreender a vida, de aprender, de se sentir parte na sala de aula, de amenizar o sofrimento da mãe.

A aprendizagem de Yusuf, era a sua ação/interação. Quando repetia para si próprio as histórias, quando na floresta sabia identificar as cores, espécies, tons, cheiros e sabores das flores com o pai. Quando conseguia expressar a curiosidade sobre ursos e colmeias.

O processo de construção da aprendizagem e desenvolvimento deve ser um processo dinâmico em movimento, mudanças e adaptações, tendo em vista o desenvolvimento aprendizagem do aluno,e no entanto fica evidente que ainda em muitas realidades não é o que acontece.

 O ensino não pode ser encarado como um conjunto de procedimentos operacionais lineares e uniformes, mas uma compreensão das superações das ideias do senso comum, para as ações e operações do sujeito que interage com o objeto de conhecimento, construindo o seu próprio conhecimento.

O reflexionamento se dá em diferentes momentos na vida de Yusuf. Com os seus olhares na sala de aula, quando observa os colegas, quando observa o pai que para si é uma referência

Desenvolvimento e aprendizagem caminham juntos, porém apresentam semelhanças e diferenças que precisam ser consideradas na organização do ensino, para que o processo de aquisição do conhecimento aconteça.

Considerações Finais

O filme refletido a partir dos conceitos piagetianos nos mostra um final aberto, suas cenas nos apontam para diferentes interpretações sobre aprendizagem e desenvolvimento.

Permanece aqui o desafio a nós enquanto educadores de rever nossas concepções e práticas conscientes de que estamos em processo de construção de conhecimento. 

Proporcionando aprendizagem e desenvolvimento aos nossos educandos,  e esse processo ocorre ao longo de toda a nossa vida.