Introdução e Objetivo

É comum encontrar em construções desvios entre o planejado e o construído. Assim é preciso buscar soluções que alinhem o canteiro de obras e o projeto, para garantir bons resultados. A partir da Teoria da Comunicação, estudos indicam que parte dos projetos não apresenta conformidade e consistência das informações transmitidas, não representam corretamente a solução formulada, surgindo assim contradições, indefinições e omissões. Uma decisão pouco eficaz resultará certamente em problemas futuros, necessitando de decisões no decorrer da obra, as quais tendem a prejudicar o resultado final. Decisões repentinas dificilmente analisam o conjunto da obra e buscam resolver problemas pontuais. É como construir sem saber exatamente o que se faz e a qual custo. Este resumo objetiva apontar a necessidade da revisão de alguns procedimentos e conceitos, para a diminuição dos erros de execução.

Metodologia

Para o desenvolvimento do resumo, foi elaborada uma revisão bibliográfica para o levantamento das informações, sendo utilizados diversos autores, canais de eventos, teses, dissertações que tratassem sobre o tema.

A internet foi a principal fonte de pesquisa e as palavras chave utilizadas foram “projeto”, “falhas” e “execução”.

A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva em que o objetivo principal foi mostrar e descrever a importância do tratamento de deficiências relacionadas à execução de projetos na engenharia civil.

Resultados

Foi possível constatar que o processo construtivo depende da consistência de informações e da conformidade na execução da obra. Para verificar se a obra esta condizente com o projeto é possível analisar se o objeto construído corresponde fielmente ao objeto projetado. Para isso pode-se comparar os dados resultantes da obra com os fornecidos pelo projeto.

Nas pesquisas, vários autores destacaram que a leitura do projeto nunca é prejudicada pelo excesso de informações, pelo contrário, a falta de informações e indicações pode ser caracterizada por um ruído físico ao não enfatizar e destacar o que é relevante para bem se entender o projeto.

Entendendo o projeto como um manual de execução, espera-se que contenha as informações necessárias e suficientes para tais fins. Dessa forma deve atender as expectativas das pessoas interessadas: como construtores, contratantes, arquitetos, engenheiros entre outros. Vários autores indicam que a escolha das técnicas de construção, materiais, equipamentos e tecnologia, dependem do projeto. Desta forma, alinhar a perspectiva do projeto com o que irá ser construído pode reduzir muitas deficiências.

Parte dessas deficiências se refere às informações do projeto, como a falta de memorial descritivo; falta de justificativas para as soluções adotadas; discriminação técnica e especificação de materiais, erros de cotas, níveis e alturas. Essas lacunas afetam diretamente a leitura e interpretação do projeto, dificultando a extração de informações necessárias para a execução da obra.

Para alguns autores é recorrente a prática de muitos projetistas deixarem diversos problemas construtivos para serem resolvidos pelo construtor em obra, quando deveriam ser solucionados na elaboração do projeto.

Outra deficiência está diretamente ligada ao cliente, o qual muitas vezes enxerga o projeto como sendo exclusivamente uma forma de obter a licença da obra, contrariando sua função de ser um instrumento de formulação da solução. Mesmo sendo pouco expressivo no seu custo em relação ao empreendimento, tem por esse aspecto fator decisivo, e ainda o prazo: quanto menor, melhor.

E ainda existe outra deficiência ligada diretamente ao canteiro de obras: as dificuldades na comunicação entre construtores e engenheiros. Por divergências que são recorrentes e resultam em prejuízos para a construção.

Considerações Finais

Conclui-se que em alguns casos a não atribuição do devido valor ao projeto, por parte das pessoas envolvidas, pode abrir brechas para redução da qualidade, de suas atribuições formais, técnicas e legais.

Uma das soluções para estreitar a relação projeto e execução, é melhorar a comunicação no canteiro de obras. Muitas técnicas para projetos de construção civil estão disponíveis, por isso o projeto deve ser acompanhado por profissionais dispostos a desenvolver o melhor resultado possível.