Introdução e Objetivo
O presente trabalho tem o objetivo de expor a vista da análise da pobreza, muitas perguntas podem ser relacionadas com a exclusão social à questão do direito de dignidade humana assegurada pela Constituição.
A exclusão pode ser vista como uma consequência da falta de oportunidade que a própria sociedade impõe aos cidadãos, exemplificativamente, por motivos de raça, origem, gênero, condição social e idade que geram problemas e desigualdade social.
Várias políticas públicas são implantadas para tentar sanar essa deficiência, que acaba por excluir as minorias. Mas de nada vale as políticas públicas sem a conscientização da sociedade.
Uns dos fatos principais para o aumento das minorias é a crescente expansão do capitalismo, que acabando sofrendo por processos que deixam cicatrizes como a discriminação e difusão do preconceito, resultando em várias maneiras de desigualdade e exclusão social.
Metodologia
Para o desenvolvimento do trabalho em questão, foi utilizado como base pesquisas em artigos científicos, com base pesquisas relacionadas aos excluídos da sociedade e as minorias em questão. Enfim, de modo predominante utilizou-se a pesquisa bibliográfica como método de pesquisa.
Resultados
Os principais afetados pela exclusão social são os negros, indígenas, imigrantes, mulheres, homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de favelas, portadores de deficiências, obesos, pessoas com certas doenças, moradores de rua e ex-presidiários.
A discriminação é uma cultura implantada desde que o mundo se enxerga como sociedade, visto que isso começa nos primórdios (antiguidade) com a lei do mais forte sobre o mais fracos. Sendo assim, justamente por se tratarem de grupos mais fracos, acabam tendo menor representação de seus direitos perante a sociedade e principalmente o poder político.
De nada tem sido efetivo o Estado impor leis sobre a questão da exclusão social, sendo que a sociedade traz consigo essa bagagem de preconceito e inferiorização do diferente, sem que ocorra um câmbio de valores no mundo hodierno.
Considerações Finais
Dessa maneira fica evidente que a exclusão social e a existência dessas minorias decorrente de um processo de não-efetivação de políticas públicas que procurem eliminá-las, além do que isso também encontra suporte na própria inexistência de valores que possam combater essa postura excludente.