Introdução e Objetivo

A prevenção de acidentes de trabalho tem sido tratada a muitas décadas no Brasil, mas nunca conseguiu ser implementada com sucesso. No ambiente de trabalho, os colaboradores podem sofrer o que se chamam de riscos ocupacionais, que são aqueles decorrentes a realização das atividades do trabalho, sendo a maioria identificáveis, uma vez que são previsíveis aos agravos que podem causar na saúde destes trabalhadores.

Os riscos que podem comprometer a saúde dos trabalhadores são classificados em riscos de acidente, físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, os quais estão descritos a seguir:

Nos locais de trabalho, uma ferramenta que pode ser usada para identificar os possíveis riscos de acidentes, são os Mapas de Riscos. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar o mapa de risco em um laboratório universitário.

Metodologia

A metodologia classifica-se quanto aos fins como qualitativa e descritiva, pois procurou-se descrever os fatores de riscos e quanto aos meios, classifica-se como estudo de caso e bibliográfica, dos tipos tradicional e virtual, pois visou identificar os fatores de risco ocupacional que os indivíduos que frequentam o laboratório correm.

A pesquisa foi realizada em um laboratório que desenvolve pesquisas e projetos de extensão na área espongológica, palinológica e biogeográfica, além de ser depositário de espécimes polínicos e espongológicos de pesquisas realizadas no âmbito nacional e internacional.

Como o laboratório tem diversos componentes que causam riscos à saúde, foi realizado um estudo e elaborado um mapa de risco para a identificação desses riscos nos ambientes de trabalho.

Resultados

Analisando o layout, os equipamentos e os materiais presentes no laboratório, foram identificados os riscos e sugerido recomendações para os indivíduos.

Na capela de aspiração contém riscos químicos e de acidentes devido ao equipamento ser utilizado para realizar experimentos com produtos químicos e ter a chance de causar explosões devido a mistura inadequada dos mesmos.

Sendo assim, recomenda-se a utilização de EPI’s, como jaleco, luvas descartáveis, touca, óculos de proteção, calça e calçado fechado, além de ter conhecimento básico sobre o manuseio do equipamento.

A estufa apresenta risco físico por manter em seu interior uma temperatura elevada, causando desconforto térmico. Para isso, é recomendado que ao utilizar a estufa, o exaustor seja ligado.

A chapa aquecedora oferece risco de acidentes, visto que a mesma chega a temperaturas muito elevadas, que podem causar queimaduras caso não seja utilizada de forma adequada. Desta forma, é recomendada a utilização de luvas de proteção ao utilizar o equipamento.

A prateleira de madeira apresenta riscos de acidentes pelo fato de serem armazenadas grandes quantidades de vidrarias na mesma. Desta forma, recomenda-se ter cuidado ao manusear os materiais contidos no mesmo, pois são objetos que quebram facilmente e tem aspectos cortantes.

Na centrífuga, são identificados riscos de acidentes como inserir a mão no interior da centrífuga antes que esta tenha parado de girar, sendo recomendado para isto, conhecimento de como manusear o equipamento de forma correta.

As mesas e cadeiras podem trazer sérios problemas para alguns indivíduos, pois não possuem mecanismos de regulagem de altura, encosto adequado e apoio para os braços, proporcionando postura inadequada para os que as utilizam, podendo acarretar em problemas de saúde, principalmente no que diz respeito à coluna do indivíduo. 

Para isto, recomenda-se a aquisição de cadeiras reguláveis, para que cada indivíduo altere de acordo com suas condições estruturais, evitando assim problemas na postura, dores e lesões, tornando o ambiente de trabalho mais confortável para o desenvolvimento das atividades.

Considerações Finais

A elaboração do mapa de risco é muito importante em um ambiente de trabalho, pois facilita a identificação dos riscos que os indivíduos estão sujeitos ao frequentar o ambiente.

Com o estudo de caso realizado, foi possível notar que embora o ambiente seja pequeno, há diversos tipos de riscos e que muitas vezes não são notadas diariamente. O trabalho em questão, apontou que no laboratório há presença principalmente de riscos de acidentes, ergonômicos, físicos e químicos