Introdução e Objetivo

A motivação pode ser definida simplesmente como a direção e a intensidade de nossos esforços, é resultante da interação do indivíduo com a situação e seu nível varia tanto de indivíduo para indivíduo, quanto em um mesmo indivíduo, em diferentes situações. Motivação é um construto e se refere ao direcionamento momentâneo do pensamento, da atenção, da ação a um objetivo visto pelo o mesmo como positivo. Esse direcionamento ativa o comportamento e englobam conceitos tão diversos como anseio, desejo, vontade, esforço, sonho, esperança entre outros. Este trabalho procurou analisar a motivação de indivíduos que praticam exercício físico na academia do Clube 10 na cidade de Campo Mourão-PR.

Metodologia

A pesquisa baseou-se na estatística descritiva para verificar seu objetivo, avaliou-se 6 indivíduos com idade entre 19 a 42 anos  que frequentam academia, sendo 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino por meio de aplicação do questionário: Inventário de motivação para o exercício físico de Markland & Inglendew (EMI-2), onde foi realizou-se de forma coletiva e respondido individualmente na academia do Clube 10 na cidade de Campo Mourão-PR no 1° Semestre de 2016.

Resultados

Por meio da analise de dados, verificou-se que o motivo predominante para o exercício físico foi o psicológico com a média de 3,62, seguidos dos motivos de saúde 2,89, estético 2,66, condição física 2,58, e por fim motivos inter-pessoais 1,03. Nas dimensões do fator psicológico a maior média foi o bem-estar com 4,21, seguida pelo prazer com 4,04, controle de stress com 3,0 e em ultimo o desafio com 2,08. Enfim, ao comparar os sexos, conclui-se que as maiores médias nos fatores se encontram respectivamente nos motivos de psicológico, mantendo uma similaridade entre saúde, estética e condições físicas, sendo mais presente no sexo feminino.

Considerações Finais

Através da pesquisa realizada, constatou-se que o motivo dominante para o exercício físico foi o psicológico, seguidos pelos de saúde, estético, condição física, e por fim motivos inter-pessoais. Entre as dimensões mais presentes na motivação os fatores com maior média são o é o bem estar e o prazer. Ao comparar os sexos, conclui-se que a maior média foi fator psicológico, tendo uma similaridade entre saúde, estética e condições físicas, sendo mais presente no sexo feminino.