Introdução e Objetivo

O termo motivação é derivado do verbo movere, em latim, que traduz a idéia de movimento. Assim, a motivação relaciona-se ao fato de uma pessoa ser influenciada, por estímulos internos ou externos, a fazer ou realizar algo, mantendo a pessoa na ação e ajudando-a a completar tarefas. Sabendo do valor da prática de atividade física e o quanto a mesma é importante para a manutenção de uma boa saúde e qualidade de vida, esta pesquisa teve por objetivo analisar a motivação de indivíduos da terceira idade que praticam exercício físico no SESC de Campo Mourão – PR. E como objetivos específicos identificar a média geral das dimensões para a motivação do exercício físico e verificar os fatores das dimensões além de comparar os fatores de homens e mulheres.

Metodologia

Para a Metodologia foi aplicado o inventário de motivação para o exercício físico de Markland Inglendew (EMI-2), onde foi realizada de forma coletiva e respondida individualmente no SESC de Campo Mourão no 2° semestre de 2015, onde participaram da pesquisa 6 indivíduos que possuem idade acima de 60 anos, sendo esses, 3 do sexo masculino e 3 do sexo feminino. Estudo este que foi baseado na estatística descritiva.

Resultados

Ao analisarmos a média geral das dimensões para a motivação em relação à prática de exercício físico, podemos verificar que o principal motivo citado pelos entrevistados foi referentes à “condição física” com 3,98, seguido de “motivos de saúde” com 3,61, “motivos estéticos” 3,3, “motivos psicológicos” 3,06 e por ultimo “motivos interpessoais” com 2,7. Já em relação aos fatores que interferem na motivação onde foram analisados os dois principais motivos, sendo eles “condição física” e “motivos de saúde”, o principal fator citado em “motivos de condições físicas” foi força e resistência com 4,04, seguido de agilidade e flexibilidade com 3,94. Já nos “motivos referentes à saúde” o principal fator citado foi manter-se saudável com 4,54, seguido de prevenção de doenças 3,60 e por último reabilitação da saúde com 2,70. Através desses valores podemos analisar que mesmo em um grupo onde a idade é superior a 60 anos o principal motivo para a prática de atividade física esta na “condição física” e “manter-se saudável”, haja vista que se trata de um grupo que pratica exercícios físicos de forma regular. Quando comparado os gêneros foi possível verificar que os principais motivos citados pelo sexo masculino foram condição física seguido de saúde, já em relação ao sexo feminino os motivos mais citados foram os mesmos, porém em ordem diferente, motivos de saúde seguido de condição física, em que em ambos prevalecem o sexo masculino.

Considerações Finais

Conclui-se que o motivo predominante para o exercício físico foi o de condição física, seguidos de motivos de saúde, estéticos, psicológicos e por fim, motivos interpessoais. Entre as dimensões mais presentes dos participantes, os fatores com maior média são: "manter-se saudável" seguido de "força e resistência". Por fim, na comparação entre gêneros, conclui-se que as maiores médias nas dimensões se encontram respectivamente nos motivos de condição física e motivos de saúde