Introdução e Objetivo
O estudo da motivação no contexto da atividade física e do esporte tem sido alvo da literatura na área da Psicologia do esporte. Entretanto a pesquisa procura verificar a motivação de indivíduos que praticam aulas de ginástica Localizada três vezes por semana. A motivação é conhecida por muitos como um processo psicológico básico que ajuda na compreensão das diferentes ações e escolhas individuais, é um dos fatores determinantes do modo como uma pessoa se comporta perante certas situações ou locais. Alguns autores definem a motivação como sendo a direção e a intensidade do esforço. A direção refere-se a um indivíduo buscar, aproximar ou ser atraído a certas situações, enquanto a intensidade refere-se ao esforço que uma pessoa investe em uma determinada situação. O Objetivo Geral da pesquisa é analisar a motivação de indivíduos de 14 a 42 anos de idade, do sexo feminino, que praticam Ginástica Localizada em um Consultório de Fisioterapia da cidade de Nova Cantu-PR.
Metodologia
Na metodologia foram usados 10 indivíduos que possuem idade entre 14 a 42 anos, sendo todos do sexo feminino, que participam de aulas de ginástica localizada com frequência de três vezes semanais com duração de uma hora cada aula. Como instrumento de coleta foi utilizado o Inventário de motivação para o exercício físico de Markland & Inglendew (EMI-2) composto por 51 questões relacionadas com as razões que as pessoas frequentemente se utilizam para justiçar a prática de exercícios físicos, no qual os indivíduos da pesquisa tinham que dar uma nota de 0 a 5 para cada questão. A coleta de dados foi realizada de forma coletiva e respondida individualmente em um Consultório de Fisioterapia da cidade de Nova Cantu-PR no 2° Semestre de 2015.
Resultados
A análise baseou-se na estatística descritiva. A partir da coleta de dados foi verificado as medias das cinco dimensões de cada individuo que participou da pesquisa, sendo essas dimensões os motivos psicológicos, motivos interpessoais, motivos de saúde, motivos estéticos e condição física. Dentro de cada dimensão se encontra os seus fatores, nos Motivos Psicológicos temos os fatores de controle do estresse, bem estar, prazer e desafio; nos Motivos Interpessoais temos os fatores reconhecimento social, afiliação e competição; nos Motivos de Saúde temos os fatores que envolvem a reabilitação da saúde, prevenção de doenças e manter-se saudável; nos Motivos Estéticos temos os fatores de controle de peso corporal e aparência física e no Motivo de Condição Física com os fatores de forçaresistência e agilidadeflexibilidade. Em seguida foi somada a média geral das dimensões para a motivação da ginástica localizada, onde os Motivos de Condição Física obtiveram a maior média - 3,96; seguidos pelos Motivos Estéticos com 3,63; Motivos Psicológicos com 3,50; Motivos de Saúde com 2,78 e por fim Motivos Interpessoais com média de 1,87. Considerando as duas dimensões de maior média, Motivos de Condição Física e Motivos Estéticos, verificou-se a média dos fatores que interferem na motivação em cada dimensão, sendo estes: Motivos de Condição Física: Força/Resistência com média de 4,4 e Agilidade/Flexibilidade com a média 3,53 e dentro da Dimensão Motivos Estéticos o fator Controle de Peso Corporal com média 3,42 e Aparência Física com média 3,85. Comparando indivíduos de 14 a 20 anos e indivíduos de 32 a 42 anos, verificaram-se as seguintes médias nas dimensões para a motivação da Ginástica Localizada com mulheres de 14 a 20 anos: Motivos Psicológicos: 3,26; Motivos Interpessoais: 2,24; Motivos de Saúde: 2,79; Motivos Estéticos: 3,47; Motivos de Condição Física: 4,11. E as mulheres de 32 a 42 anos obtiveram os seguintes resultados: Motivos Psicológicos: 3,73; Motivos Interpessoais: 1,49; Motivos de Saúde: 2,77; Motivos Estéticos: 3,8; Motivos de Condição Física: 3,8. Sendo assim, o grupo de mulheres de 14 a 20 anos sua motivação para a prática da ginástica localizada em primeiro lugar está dentro dos motivos de condição física, seguido dos motivos estéticos e o grupo de mulheres de 32 a 42 anos se destacaram em primeiro lugar em duas dimensões, sendo elas a condição física e motivos estético, seguido dos motivos de saúde.
Considerações Finais
Conclui-se que o motivo predominante para a prática da ginástica localizada foi o condicionamento físico, seguido dos motivos estéticos, psicológicos, de saúde e interpessoais. Dentre essas dimensões os fatores com maior média foram à força/resistência e aparência física. E quando comparado indivíduos jovens com indivíduos adultas no resultado da dimensão condição físicas, houve um resultado pouco significativo. Fica em aberto o tema para futuros estudos com resultados significativos.