Introdução e Objetivo

Introdução: Os Estágios Supervisionados realizados durante o período de graduação de Licenciatura em Educação Física além de obrigatórios são de suma importância no processo de formação acadêmica, pois aproxima o graduando da realidade escolar. Os Estágios no curso de Licenciatura em Educação Física abrangem 06 áreas da educação básica, sendo elas: Educação Infantil, Ensino Fundamental séries iniciais, Ensino Fundamental séries finais, Educação Especial, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos. Objetivo: Vivenciar o ambiente escolar por meio dos Estágios Curriculares Supervisionados I, II e III da Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR, nas instituições públicas e privada do Município de Araruna-PR, para tomar conhecimento sobre as práticas pedagógicas docentes. 

Metodologia

Metodologia: O estudo se caracteriza de natureza qualitativa de caráter descritivo. Para a realização dos estágios foram utilizados inúmeros materiais, dentre eles pode-se citar, cordas, bolas, cones, vendas, papel, tesoura sem ponta, cola e lápis de colorir. Todos os estágios foram realizados no Município de Araruna-PR, tanto em instituições públicas como também privada e respectivamente foram realizados nas instituições: Escola Municipal professor Mário Migues de Mello Filho (Educação Infantil e Ensino Fundamental – Séries Iniciais), Colégio Natividade de Nossa Senhora (Ensino Fundamental – Séries Finais), Escola Renascer – APAE (Educação Especial), Colégio Estadual Princesa Isabel (Ensino Médio) e Colégio Estadual 29 de Novembro (Educação de Jovens e Adultos). O Estágio Curricular Supervisionado se divide em 03 etapas, sendo elas: observação, co-participação e regência. 

Resultados

Resultados: a realização dos estágios foi de grande importância para a formação profissional e pessoal do acadêmico, pois por meio deste processo foi possível adquirir experiências riquíssimas no campo pedagógico, além de vivenciar a cultura de cada instituição de ensino. Durante o processo foi possível observar a grande dimensão da diversidade nos colégios. As respectivas instituições comportam estudantes oriundos tanto da zona urbana como também da zona rural, além é claro de estudantes de diferentes classes sociais, diferentes culturas e faixas etárias, etnia, religião, com ou sem deficiência, enfim pode-se vivenciar grandes experiências atreladas a diversidade encontrada. Outro ponto que chamou a atenção em todos os estágios foi que as instituições comportam da maneira adequada todos os estudantes promovendo a acessibilidade a todos, os colégios apresentavam uma infraestrutura exemplar para desenvolver as mais diversas atividades pedagógicas. Durante a fase de observação, foi possível perceber todas as estratégias utilizadas pelos professores regentes para conduzir a sua prática pedagógica, e este processo foi de fundamental importância para o desenvolvimento acadêmico, além disso, foi essencial para dar suporte na última etapa do estágio que é a regência, pois observando a prática docente, o acadêmico teria mais base e experiência para conduzir suas aulas. Outro ponto positivo desta etapa foi poder observar como se dava a realidade escolar em todos os seus aspectos, bem como, infraestrutura das escolas, número de estudantes, culturas e o comportamento dos estudantes em relação as normas da escola. A fase de co-participação foi muito especial, pois serviu para aproximar o estagiário dos estudantes, com isso criou-se um vínculo maior gerando uma relação de confiança, além disso esta fase foi importante para que o estagiário pudesse vivenciar mais intensamente as atividades e desafios propostos pelo professor regente. A regência foi a etapa mais desafiadora, pois é nesta etapa que o acadêmico pode desenvolver na teoria e na prática todos os conhecimentos e experiências adquiridos ao longo da graduação. A regência foi de suma importância, pois foi por meio dela que o acadêmico se fortaleceu enquanto profissional e ganhou experiências com os seus erros e também com os sucessos. Nesta fase buscou-se desenvolver os conteúdos conforme a proposta da escola. 

Considerações Finais

Conclusão: a partir das experiências adquiridas nos estágios conclui-se que o objetivo acadêmico foi alcançado, pois por meio das fases de observação, co-participação e regência foi possível tomar conhecimentos das práticas pedagógicas dos professores e isto foi essencial para que o acadêmico pudesse realizar com sucesso a última etapa da regência, além disso as vivências no âmbito escolar proporcionado pelo estágio serão levadas com o acadêmico para toda a sua vida profissional.