Introdução e Objetivo
São consideradas plantas daninhas plantas que cresçam em local ou momento indesejado, competindo por nutrientes, luz e água com a cultura comercial. O controle dessas plantas é realizado com herbicidas que podem deixar resíduos no solo e na água, além de afetar a saúde humana e ambiental ao redor da área de plantio. Alguns trabalhos sobre a utilização da interação química entre plantas como bioherbicida, a alelopatia. A Sociedade Internacional de Alelopatia definiu como alelopatia “qualquer processo envolvendo metabolitos secundários produzidos por plantas, algas, bactérias e fungos que influencie o crescimento e desenvolvimento da agricultura e sistemas biológicos”. Esses compostos alelopáticos tem origem no metabolismo secundário de algumas plantas, na citronela esses compostos podem ser encontrados como terpenoides no óleo essencial, como o citronelol. Assim sendo objetivou-se verificar o efeito da inibição do composto citronelol no crescimento de Euphorbia heterophylla.
Metodologia
O teste de crescimento foi conduzido em laboratório, na Universidade Estadual de Maringá, em caixas gerbox. As sementes foram colocadas em bandejas com papel de germinação para germinarem por 24h. As caixas gerbox foram preenchidas com 2 cm de substrato para germinação (Mecplant) e 25 sementes pré-germinadas (com cerca de 2mm de radícula) foram colocadas superficialmente em cada caixa. Pulverizou-se cada caixa com 10 ml de solução com diferentes doses de citronelol (0,1; 0,2; 0,4; 0,6; 0,8 e 1,0%) diluídas em DMSO (Dimetilsulfóxido) (2%), além do controle constituído de DMSO (2%), com quatro repetições cada. As caixas gerbox foram vedadas com plástico filme PVC, para evitar que as caixas abram, e colocadas em sala de crescimento. As avaliações do crescimento da parte aérea, raiz e massa fresca foram realizadas 5 dias após a aplicação das soluções.
Resultados
Os efeitos do composto Citronelol, em fase pós germinativa, mostrou-se favorável para o controle do desenvolvimento inicial de Euphorbia heterophylla, mesmo em baixas doses. Esse efeito pode ser observado em todas as variáveis avaliadas, massa fresca, massa seca, crescimento da parte aérea e crescimento do sistema radicular.
Analise mostrou que o aumento da dose promove maiores danos ao desenvolvimento das plântulas, quanto maior a concentração de Citronelol menor o desenvolvimento de Euphorbia heterophylla, a dose de 1% de citronelol apresentou efeito letal, matando todas as plântulas. O controle, constituído de DMSO 2%, e as doses de 0,1 e 0,2% tiveram resultados próximos em todos os parâmetros, entretanto nessas doses observou danos a radícula. Todos os parâmetros analisados seguiram o mesmo padrão de resposta as doses.
Outros estudos avaliando o efeito herbicida dos terpenos constituintes do óleo essencial de citronela demonstraram forte efeito inibitório da germinação, crescimento, fotossíntese e respiração, sugerindo que pode haver dano nas membranas, gerando morte celular e redução das variáveis biométricas.
Considerações Finais
O composto Citronelol mostrou-se eficiente no controle de Euphorbia heterophylla na fase pós germinativa, pois a utilização do mesmo proporcionou um atraso no desenvolvimento, e até morte, das plântulas. Isso mostra que o composto tem alto potencial para ser utilizada como bioherbicida. A eficiência encontrada nestes experimentos possibilita o uso em concentrações baixas no controle das plantas daninhas.