Introdução e Objetivo

Lipídios são substâncias orgânicas apolares, que estão presentes em todos os tecidos do corpo humano e possuem grande importância para a homeostasia celular. Os principais lipídios presentes nos seres vivos são colesterol, éster de colesterol, fosfolipídio, triglicerídeo e ácidos graxo.

O triglicerídeo é a forma mais importante de armazenamento e transporte dos ácidos graxos e seu excesso na corrente sanguínea é armazenado nas células do tecido adiposo.

O consumo exacerbado de triglicerídeo causa diversos problemas para a saúde, como ganho de peso e doenças cardiovasculares.  Por isso os níveis de triglicerídeo devem ser adequados através de uma dieta equilibrada.

Desta forma, este estudo teve como objetivo verificar as alterações nos níveis de triglicerídeos e no ganho de peso corporal em ratos machos Wistar alimentados com uma dieta de cafeteria com ração hipercalórica.

Metodologia

Foram utilizados 12 ratos machos da linhagem Wistar com 45 à 60 dias de vida. Estes foram mantidos durante o período do experimento no biotério de experimentação animal da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Esta pesquisa foi aprovada pela Comissão de Ética em Experimentação Animal (CEEA) sob o protocolo 1240.

 Os animais foram divididos em dois grupos: grupo controle (C) que recebeu a ração padrão e grupo experimental (E) que recebeu a dieta de cafeteria com ração hipercalórica. No primeiro dia do experimento após 10 horas em jejum, os animais foram pesados e os níveis de triglicerídeo plasmático foram medidos. Após 8 semanas de oferta da dieta de cafeteria, os pesos corporais e os níveis de triglicerídeo foram novamente aferidos

Os resultados foram analizados por meio do teste de variância One-Way ANOVA, seguido do teste de Tukey (GraphPad Prism 3.1) e expressos como média ± erro padrão da média. O nível de significância adotado foi de 5%.

Resultados

O peso inicial não apresentou diferença significativa entre os grupos, sendo o peso inicial  do grupo C, 270,2±275 gramas e o peso inicial do grupo E, 263,3±268 gramas. Já a diferença entre o ganho de peso corporal adquirido após o experimento foi estatisticamente significativa: grupo C (402,6±450 gramas) e grupo E (496,8±540 gramas). Estes resultados comprovam que o consumo elevado de alimentos calóricos é um fator importante para o ganho de peso.

Em relação os níveis de triglicerídeo, a dosagem inicial não apresentou diferença significativa entre os grupos: grupo C, 89,8±93 mg/dL e grupo E, 78,5±130 mg/dL.

Como os animais do grupo C receberam uma dieta equilibrada,  não houve diferença significativa entre os níveis de triglicerídeo inicial (89,8±93 mg/dL) e final (86,8±90 mg/dL). Quando comparadas as dosagens finais dos grupos C (86,8±90 mg/dL) e E (173,7±210 mg/dL), observou-se diferença significativa entre elas. 

Considerações Finais

Os resultados observados no presente estudo demonstraram que o consumo de ração hipercalórica promoveu ganho de peso corporal e aumento dos níveis de triglicerídeo plasmático em ratos. Tais resultados reforçam a necessidade de adotar uma dieta equilibrada visando prevenir doenças decorrentes do sobrepeso e hipertrigliceridemia no organismo.