Introdução e Objetivo

A economia criativa é um conjunto dinâmico de atividades produtivas, em que utiliza recursos produtivos como o conhecimento, a criatividade, a experiência e o capital intelectual, a fim de desenvolver novas soluções para os mais diversos problemas. Sendo uma oportunidade para crescimento das empresas e especificamente na área de desenvolvimento econômico sustentável, em uma empresa do ramo metalmecânico.

Visto que os recursos naturais são finitos, a gestão de resíduos pode contribuir para desacelerar a degradação do meio ambiente, fazendo com que empresas alcancem vantagens competitivas, de modo a reduzir impactos ambientais, gastos com insumos, matéria-prima e aumentar a eficiência econômica e ambiental.

Sendo assim, justifica-se este trabalho, pelo fato de expor a importância para a empresa estudada, de desenvolver atividades nas quais a criatividade e o capital intelectual são a matéria-prima para a criação, produção e distribuição de bens e serviços.

Metodologia

O método de abordagem utilizado na pesquisa foi o qualitativo. A pesquisa se classifica quanto aos fins como descritiva e, quanto aos meios como bibliográfica, virtual e estudo de caso. Descritiva, pois descreveu e organizou os dados analisados e coletados e bibliográfica e virtual, porque por meio de pesquisa bibliográfica, reuniu informações que foram importantes para o embasamento teórico da pesquisa.

Os dados para o estudo de caso foram coletados por meio da aplicação de questionário não-estruturado, elaborado pelos autores. Com a aplicação do questionário, foi possível comparar a teoria estudada com a real situação da empresa.

Resultados

Com o desenvolvimento da pesquisa, foi possível constatar que na indústria metalmecânica os setores de usinagens são grandes geradores de resíduos, e com as altas da matéria-prima e a elevação do custo da energia faz com que as mesmas busquem desenvolver novas técnicas para utilizar esses resíduos e desenvolver uma Produção Mais Limpa.

No setor de usinagem estudado, são gerados diversos tipos de resíduos como cavacos de ferro, alumínio, aço inox, latão e também alguns tipos de plásticos como polipropileno, poliacetal, tecnil e etc. A destinação para a reciclagem é uma maneira eficaz para tratar esse problema, mas deve estar agregada a uma política de gestão que vise diminuir a geração de resíduos, a introdução de tecnologias mais limpas. A reciclagem se torna um caminho mais curto para se adequar o que precisa ser feito, sendo mais viável e com um possível retorno financeiro já que os resíduos poderão ser vendidos.

Um método de reciclagem utilizado pela empresa, é a técnica que a mesma utiliza, em que por meio de moagem dos cavacos de ferro em moinhos de bolas/martelo, consegue-se quebrar e romper o cavaco transformando-o em pó, para que seja reutilizado para a fabricação de peças e componentes mecânicos.

Outro processo utilizado pela empresa, é a limpeza de cavacos que consiste em lava-las com um reagente, separa-lo do efluente por meio de filtração, e o cavaco limpo é encaminhado para um processo de secagem em estufa, cuja importância é evitar que os cavacos sofram oxidação, o que diminui a eficiência de recuperação do alumínio e então posteriormente é feito a compactação.

O material utilizado na usinagem gera algumas sobras que são pequenos pedaços dos materiais que são guardados para serem utilizados posteriormente ou usados para a fabricação de protótipos. E, contudo, para obter o mínimo de desperdício são comprados materiais com medidas ou espessura similares as peças que serão fabricadas para gerar a menor quantidade de cavaco possível, assim não se desperdiçam tempo, material e dinheiro. 

Considerações Finais

A economia criativa é uma área nova da Economia, busca cada vez mais a criatividade e a inovação como matéria-prima. Portanto, o processo de criação é tão importante quanto o produto final.

No setor metalomecânico, a adoção de técnicas de gestão ambiental é importante como técnica de economia criativa, tanto para a competitividade do mercado como para o meio ambiente. A reciclagem é um meio eficaz e uma solução sustentável, não gerando somente ganhos ambientais mais também econômicos e sociais.