Introdução e Objetivo

A Soja Glycine max (L.) é uma leguminosa utilizada na alimentação humana e animal e pode ter a sua produtividade reduzida devido a fatores bióticos. Dentre estes, as pragas se destacam. As pragas secundárias podem causar grandes danos dependendo da época de ataque e a fase da cultura. Colaspis sp. (Coleoptera: Chrysomelidae) são popularmente conhecidos como cascudinhos, e na cultura da soja os adultos desfolham. É essencial o conhecimento de níveis populacionais de insetos-pragas e sua distribuição nas lavouras, sendo, portanto, fundamental a realização de amostragens para verificar a densidade populacional e assim realizar o manejo da praga. Portanto, o objetivo foi determinar a distribuição espacial do coleóptero desfolhador Colaspis sp. na cultura da soja.

Metodologia

O experimento foi realizado no ano agrícola de 2013/2014 em Jaboticabal, SP. A cultivar SYN 9078-RR de maturação precoce (transgênica com tolerância ao herbicida glifosato) foi semeada em 07/12/2013. A área experimental constituiu de 8.000 m2 (0,8ha), sendo subdividida em 80 parcelas de 100 m2, cada parcela foi examinada ao acaso em 5 pontos através do pano de batida. Foram calculadas as médias e as variância do número de adulto de Colaspis sp. por parcela em cada época de amostragem. A Razão variância/média (I), o Índice de Morisita (ld), o Coeficiente de Green (Cx), o Expoente k da distribuição binomial negativa foram utilizados para se verificar o grau de aleatoriedade e agregação, com o uso do programa Excel®. A distribuição teórica de frequências para o ajuste aos modelos probabilísticos de distribuição foi estudada pelo teste do Qui-quadrado de aderência. Os ajustes feitos para a distribuição de Poisson (aleatoriedade), e Binomial Negativa (agregação).

Resultados

Aos 35, 42 e 49 dias após a emergência (DAE) foi onde houve maior ocorrência da praga. Estes resultados podem ser explicados, devido, as plantas encontrarem se ao fim do crescimento vegetativo e início do período reprodutivo, e nesta fase a cultura possui grande área foliar proporcionando uma densidade populacional elevado do inseto-praga no campo. Aos  77, 84, 91 e 98 DAE, as médias das amostragens foram muito baixas, ou seja, poucos indivíduos foram encontrados no campo. No final do ciclo reprodutivo da cultura em 105 DAE, ou seja, inicio da maturação, com uma vagem normal no caule com coloração de madura e em 112 DAE com maturação plena, 95% das vagens com coloração de madura, nestas referidas épocas houve um acréscimo na média populacional. Provavelmente, devido à alta densidade populacional destes coleópteros nas plantas daninhas presentes na área ou adjacentes a cultura. Os resultados obtidos indicam que o índice razão variância/média (I), na maioria das épocas de amostragens foram superiores a um, indicando disposição agregada. Pelos resultados do índice de Morisita (Id), verifica-se que na maioria das épocas de amostragens, os valores foram superiores a um, o que indica disposição contagiosa. O coeficiente de Green (Cx) também apresentou valores positivos que indicam um padrão agregado na maioria das épocas de amostragens.O expoente k da distribuição binomial negativa apresentou na maioria das épocas de amostragens valores baixos positivos (k< 2), indicando uma disposição altamente agregada. Os índices de agregação, apesar de não descreverem matematicamente a distribuição da população de Colaspis sp., fornecem uma idéia bastante aproximada dessa realidade, porém, a confirmação destes resultados só é possível após a realização do teste qui-quadrado (X2) para ajuste das distribuições de Poisson e binomial negativa. Para avaliação do teste de ajuste qui-quadrado é levado em consideração dois critérios, o primeiro os valores de não significância e o segundo o menor valor, sendo assim, os resultados apresentaram um melhor ajuste à binomial negativa. Vale ressaltar que a maioria das amostragens mostrou valores inferiores do teste qui-quadrado (X2) e não significativos a 5% de probabilidade para distribuição binomial negativa, ou seja, melhor ajuste, em comparação com a distribuição de Poisson, que apresentou valores superiores de qui-quadrado (X2) e não significativos a 5% e também significativo a 1% de probabilidade.

Considerações Finais

Colaspis sp. apresenta distribuição agregada na cultura da soja, e a distribuição binomial negativa foi o modelo probabilístico que melhor se ajustou aos dados.