Introdução e Objetivo

O presente estudo tem como objetivo compreender como o cinema, por meio do curta metragem “Vida Maria” cria possibilidades de desenvolver uma postura crítica e reflexiva sobre a desigualdade social do país, e om presente trabalho buscou por meio deste filme fazer uma discussão com a comunidade no bairro Vila Guarujá, refletindo sobre a desigualdade socia, para isso utilizamos o Cinema Itinerante da Universidade Estadual do Paraná. O cinema é uma ferramenta poderosa que devemos utilizar para levar as pessoas a pensarem sobre as dificuldades vividas, por meio das narrativas. Como no caso do filme Vida Maria, retrata a vida de gerações de crianças que tem sua infância interrompida no interior do nordeste, para ajudar a família sobreviver. A partir do filme, podemos levar as pessoas a uma visão crítica, mostrando a importância do estudo e da família.

Metodologia

Para realização da pesquisa, foi realizado um levantamento bibliográfico, para discutir sobre a história do cinema, principalmente na educação, e também sobre a desigualdade social. Com o Projeto Cinespar, realizou-se uma exibição do curta-metragem Vida Maria, lançado no ano de 2006, produzido por Márcio Ramos. O filme serve com base para dialogar com a comunidade da Vila Guarujá sobre a realidade vivida por eles. Na parte empírica, foi feito entrevistas com a comunidade em geral para averiguar as dificuldades enfrentadas por eles, como saúde, moradia, infra-estrutura, saneamento básico, entre outros, para compreender a desigualdade social na área de estudo, e como a ausência de escolarização pode influenciar no desenvolvimento do papel do indivíduo na sociedade. As entrevistas serão selecionadas, e servirá para análise, interpretação do estudo sobre a desigualdade social.

Resultados

A pesquisa permitiu-nos a refletir sobre a importância do cinema na vida social das pessoas, e que seu papel vai além do entretenimento e diversão e permite fazer uma análise crítica da narrativa exibida.  Notamos que um filme pode trazer uma bagagem de informações, conhecimentos de uma forma legível e prática, pois consegue chamar atenção de uma grande massa de telespectadores. Deste modo, podemos dizer que diante das inúmeras funções que o cinema pode favorecer, uma delas é de levar as pessoas a visitar o passado, como viajar no imaginário. E um dos seus principais papéis é de fazer o sujeito a pensar e refletir sobre vários aspectos sociais. No segundo momento percebeusse como o filme pode ser um instrumento valioso na pratica pedagógica, podendo abrir novos caminhos de conhecimento tanto ao professor como para os alunos. Embora muitas das vezes seja usado de forma erronia pelos educadores, pois foi possivel constatar que se o cinema for abordado de uma forma crítica, pode criar possibilidades de politização, pois o cinema nos ensina a aprendermos as coisas do mundo. 

Considerações Finais

Por se tratar de uma pesquisa ainda em andamento tendo uma perspectiva de alcançar futuros resultados com entrevistas de campo, e debates mediante o filme proposto, acreditando assim em criar possibilidades de desenvolver uma postura critica e reflexiva sobre a desigualdade social do país, principalmente na Vila Guarujá.