Introdução e Objetivo
Devido aos crescentes problemas ambientais e ao alto número de Micro e Pequenas Empresas (MPEs), novas ideias relacionadas a economia de recursos naturais surgiram e empresas deste segmento começarem a conviver com esta nova realidade.
No Brasil as MPEs têm grande importância no que diz respeito a aspectos socioeconômicos. Este setor é um dos que mais geram empregos e receita para o país, devido ao grande número de micro e pequenos negócios, principalmente voltados para o comercio, que abrem todos os dias.
O objetivo da elaboração desse estudo é mostrar como o Engenheiro de Produção pode ajudar as MPEs a se adaptarem a este cenário atual. As habilidades e competências adquiridas em sua formação tornam este profissional capaz de implantar novas ideias, meios e métodos que façam com que as MPEs se tornem sustentáveis e ainda tenham lucros.
Metodologia
Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método de abordagem qualitativo e em relação ao método de procedimento foi utilizado o método explicativo, caracterizando a pesquisa quanto aos meios como bibliográfica e virtual, e quanto aos fins como explicativa. A metodologia aplicada ao trabalho parte de informações obtidas através de livros, artigos e também por meio de pesquisas on-line
Resultados
A partir deste estudo bibliográfico foi possível encontrar várias concepções que podem definir as MPEs, no entanto, a definição que, resumidamente, melhor esclarece o conceito destas, são de que, as empresas deste segmento, apesar de sua importância para o pais, possuem faturamento, receita e quantidade de funcionários muito inferiores as grandes corporações.
A grande dificuldade das MPEs está em controlar, administrar, gerenciar, entre outros, seus recursos produtivos. Sendo assim, o Engenheiro Produção poderá contribuirpara o desenvolvimento da MPEs.
Saber gerir e implementar práticas sustentáveis, não só ajudariam a diminuir as degradações ao meio ambiente como também se tornariam uma vantagem competitiva a mais para a empresa. O Engenheiro de Produção, devido a sua formação, deve possuir conhecimentos que o capacitam a executar essas ações.
Sendo assim, observa-se que o Engenheiro de Produção, devido as habilidades e competências que o mesmo deve possuir, pode desempenhar eficientemente o papel de implantar essa “gestão sustentável’ nas MPEs. As habilidades e competências que o profissional possui, atendem perfeitamente os requisitos que as MPEs buscam para introduzir as práticas sustentáveis no seu ambiente de trabalho.
Considerações Finais
Com a realização deste estudo, constatou-se a importância do EP para as MPEs. O fim dos recursos naturais tornou-se uma grande preocupação, e soluções para que estes não acabem começaram a ser estudadas. A industria passou a ter mais responsabilidades em relação a isso, e o pensamento das empresas tornou-se mais ecológico. Isso reflete também as MPEs. A sustentabilidade pode ser um fator importante para o sucesso, tornando-se um diferencial competitivo em relação a outras empresas deste segmento