Introdução e Objetivo
Os terminais marítimos do Porto de Paranaguá estão ao longo dos anos em constante modificação na sua estrutura física e operacional, o que envolvem uma série de adequações técnicas em seus projetos de engenharia e exigem atualizações constantes no sistema de As Built dos projetos gráficos CAD. O objetivo deste trabalho foi realizar a inserção de todos projetos de engenharia dos terminais em um banco de dados do software AUTOCAD e dados geográficos no software Quantum GIS originando a construção de um sistema gráfico CAD/GIS com diversos elementos vetoriais e Raster de posicionamento global que possuem funções variadas no gerenciamento de projetos destas unidades portuárias, permitindo o desenvolvimento de uma plataforma atualizada com atributos de máxima precisão ao elementos reais construídos, o que permite um melhor planejamento e gerenciamento destas unidades portuárias.
Metodologia
Foram realizados diversos levantamentos de medição e atualização de projetos gráficos e de posicionamento geográfico de implantação em três terminais marítimos de granéis líquidos, totalizando 400.000 m² de área, que fazem a operação de carga e descarga de produtos líquidos navio/píer/tanque por meio de tubulações diversas que foram construídas sobre áreas públicas e privadas ao longo de seu trajeto. Foi inserido em uma única plataforma digital todos os elementos de projetos civil, elétricos e mecânicos que compunham a construção dos terminais, sendo estes elementos vetoriais inseridos no software AUTOCAD em projetos 2D, 3D bem como links de acesso à todas as planilhas e documentos relacionados aos elementos gráficos do projeto.
Resultados
A atualização dos projetos permitiu a criação de um banco de dados gráfico para acesso em uma única plataforma CAD com máxima precisão de medidas dos objetos reais construídos facilitando a interação dos setores de gerenciamento do terminal marítimo no planejamento de intervenções que possam ser necessárias. O sistema cria links de acesso entre as diferentes áreas de gerenciamento, permitindo aos setores de engenharia de projetos estabelecer critérios com base no As built (como construído) com detalhamento real de implantação. Foi inserido ao sistema CAD links de acesso ao GIS em detrimento das necessidades de georreferenciamento de dutos e instalações industriais por parte dos órgãos fiscalizadores e licenciadores. Assim pastas de arquivos gráficos são organizadas de acordo com cada tipo de projeto do terminal para serem inseridas no sistema CAD/GIS, divididos em filtros de projetos, conforme segue: 1- civis de instalações físicas, 2 - sistemas elétricos, 3- sistema SPDA, 4 - sistema de combate ao incêndio, 5 - sistema mecânico de dutos, 6 – projeto mecânico de tanques e moto bombas de transferência, 7 - plataformas de carregamento rodoviário, 8 - plataformas de carregamento ferroviário, 9 - sistema de dutos em áreas públicas, 10 - sistema de dutos no píer de atracação, 11- controle de volume de tanques, 12 - fluxo de logística, 13 - controle de geração de resíduos e passivos ambientais, 14 - sistema de drenagem pluvial, 15 - sistema de proteção contra acidentes.
O sistema GIS tem como plataforma o software QGIS, sendo base de geração dos arquivos shapefile georreferenciados no sistema de projeção SIRGAS 2000, permitido seu acesso através da plataforma gráfica CAD, durante a visualização de cada projeto gráfico.
Arquivos variados de planilhas e outros documentos também foram organizados por setores sendo seu acesso permitido por setor com uso de senhas específicas para cada usuário, onde o respectivo gerenciador poderá ter acesso às 1 - informações técnicas, 2- orçamentárias, 3 - fiscais e 4 - controle de produtos do terminal marítimo.
Considerações Finais
O sistema CAD/GIS permite a integração de diversos projetos e documentos de engenharia relacionados aos objetos reais presentes dentro do setor industrial de terminais marítimos, que ao longo do tempo sofrem inúmeras intervenções e modificações, sendo fundamental que ocorra sua atualização nesse período pois permite antecipar elementos de planejamento, elaboração de custos e operação com maior precisão e segurança.