Introdução e Objetivo
O cuidar e educar nas instituições de Educação Infantil tem despertado debates, principalmente após a década de 1990, quando foram formulados os principais documentos para a área e ela teve começou a ter destaque, até se tornar parte da Educação Básica. Entretanto, o cuidar e educar se tornaram na maioria das vezes momentos separados neste segmento, mesmo sendo um dos objetivos principais para o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil e tenham que ser interligados no trabalho pedagógico. Em virtude disso, esta pesquisa analisou como surgiu o cuidar e educar na história da Educação Infantil e em como os termos são entrelaçados atualmente, tendo como objetivo discutir a dicotomia existente entre o cuidar e educar na Educação Infantil.
Metodologia
A pesquisa foi realizada com o enfoque teórico na perspectiva Histórico Cultural com base nos seguintes autores: Vygotsky; Martins; Kramer; Cerisara e Pasqualini. E para alcançar o objetivo proposto foram realizadas pesquisas bibliográficas com livros e artigos que abordem o cuidar e educar na Educação Infantil e em documentos da educação que citam a Educação Infantil. Além de uma pesquisa de campo, com duração de 60 horas em uma escola municipal, intercalando observações participativas e regências, para observar e verificar na prática como o cuidar e educar acontece nas instituições de Educação Infantil e se é possível interligá-los no cotidiano da turma.
Resultados
A dicotomia entre cuidar e educar na Educação Infantil, ainda tem muito a ser discutida, principalmente na formação dos professores. Em instituições de Educação Infantil os resquícios assistencialistas ainda existem, a parte educativa é esquecida e em outras talvez mais recentes, o cuidar fica em segundo plano, dando prioridade ao ensino e assim considerando a Educação Infantil, principalmente o pré-escolar um “curso intensivo” de preparação para o Ensino Fundamental.
A dicotomia cuidar/educar que foi proposta a se discutir, é existente na maioria das instituições de Educação Infantil, pois os professores têm dúvidas em como trabalhar esses aspectos em conjunto, ou não entendem que eles podem ser unidos ao trabalho pedagógico, sem separá-los por momentos específicos e compreender que eles são complemento do outro. Isso resulta muitas vezes da formação docente e continuada dos professores, por não serem bem instruídos sobre o cuidar e educar na Educação Infantil ou em como uni-los na rotina da sala de aula.
Considerações Finais
Embora haja dificuldades em suplantar a dicotomia cuidar/educar, seja por preconceitos com o termo cuidar ou por falha na formação do professor, há professores que trabalham interligando os dois termos, como é necessário, para o desenvolvimento integral da criança. No entanto, não existe um método pronto a ser seguido para trabalhar com as crianças da Educação Infantil, unindo o cuidar e o educar, mas é necessário ter interesse em buscar o conhecimento, não somente teórico mais prático.