Introdução e Objetivo

Alfabetizar ecologicamente é algo pretensioso, pois a sustentabilidade está ligada a ações atuais que não comprometam o desenvolvimento e qualidade de vida de outras gerações.

A cidade de Campo Mourão é cortada por dois rios, 119 e Rio do Campo, que estão rodeados por bairros. Essa relação próxima pode ser harmônica, se os moradores respeitarem uma distância dos rios (mantendo a mata ciliar) e mantiverem bons hábitos de higiene, do contrário ocorre acúmulo de lixo e proliferação do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor de doenças como a Dengue, a Febre chikungunya e a Zika.

O objetivo do trabalho foi sensibilizar os alunos da Escola Municipal Mário de Miranda Quintana para os problemas ambientais da comunidade, para isso realizou uma palestra sobre os cuidados com o rio, a água e a relação do lixo com a proliferação do Aedes aegypti; e em um segundo momento os alunos fizeram uma ação de limpeza na margem do Rio 119 próxima ao colégio.

Metodologia

A metodologia utilizada para a realização do referido estudo possui caráter qualitativo, pois envolveu ações que visam uma sensibilização sobre um problema ambiental da comunidade, e não estatísticas. O projeto surgiu da observação do acúmulo de lixo no local, e como a escola é próxima à margem do rio, foi escolhida para trabalhar essa questão ambiental do bairro.

Após escolhida a escola, pediu-se apoio para a direção, que recebeu o projeto e disponibilizou uma turma para o trabalho, após a Secretaria Municipal de Educação autorizou a ação na escola via ofício e com a autorização da Faculdade Integrado via projeto institucional agendou-se as datas de realização, uma para a palestra em sala de aula e outra para a atividade de limpeza.

Na palestra utilizou-se um multimídia e um vídeo. Ainda foi realizada uma dinâmica com algumas caixas sinalizadas com as cores de lixeiras de reciclagem. Para a coleta de lixo nas margens do rio foram utilizados luvas, sacos plásticos e repelentes.

 

 

Resultados

Para o desenvolvimento do projeto a Escola Municipal Mário de Miranda Quintana aceitou parceria e a direção do colégio sugeriu a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, turma essa com 23 alunos de idade entre 6 e 7 anos.

A primeira parte do projeto foi uma palestra de aproximadamente 80 min com o tema “Cuidados com o meio ambiente, recuperação de rios e relação do lixo com o Aedes aegypti”, na escola a equipe pedagógica deu todo o suporte, encaminhou os palestrantes até a sala e explicou aos alunos qual era a atividade a ser desenvolvida.

Após apresentar-se e explicar as ações a serem desenvolvidas nos dois dias de projeto deu-se início a palestra, com exposição de slides e explicação de cada tema, como a economia de água, o descarte correto do lixo e as medidas de prevenção contra o Aedes aegypti, sempre fazendo a transposição didática para a realidade e cotidiano dos alunos. Durante a palestra as crianças demonstraram estar muito interessadas e já ter conhecimentos prévios sobre o tema, pois continuamente se prontificavam a fazer comentários e relatar histórias pelas quais já haviam passado. Quando o tema foi a dengue um vídeo curto sobre o assunto foi apresentado e no fim uma dinâmica foi realizada, na qual eram apresentados aos alunos algum tipo de lixo e eles tinham de sugerir em qual caixa (que estava sinalizada com cores) eles deveriam ser depositados para a separação correta dos resíduos. Os alunos participaram da atividade com sucesso, depois foram convidados para estar no dia da coleta de lixo da margem do rio próximo, para o qual necessitavam da autorização dos responsáveis.

No segundo dia de realização do projeto, os alunos seguiram até a margem do Rio 119 acompanhados por alguns professores. Após a distribuição de luvas para as crianças e sacos de lixo para os adultos eles foram divididos em grupos de 5 a 6 crianças para uma melhor organização no momento da coleta. Os grupos foram levados um a um até a margem que estava bastante poluída, após uma conversa sobre a importância da atividade, eles recolhiam o lixo encontrado. Ao final foi encontrada muita água parada, principalmente por causa da chuva no dia anterior e ao todo foram coletados 6,8Kg de lixo.

Ações práticas são mais eficientes que apenas abordagens teóricas, dado que os alunos no retorno a escola começaram a observar o lixo nas ruas e em terrenos vazios, reforçando a ideia que uma comunidade saudável cuida do seu meio ambiente.

 

Considerações Finais

Este projeto demonstra que a saúde dos nossos rios depende da população que o cerca, só depende de ela fazer sua parte. Contudo, melhorias significativas em rios já poluídos podem ser obtidas através de técnicas de engenharia ambiental junto com o conhecimento de biólogos, mas a conscientização da população e principalmente dos alunos mais novos que demonstram interesse, já é um grande avanço na recuperação de rios e ao combate do mosquito Aedes aegypti.