Introdução e Objetivo

Este trabalho teve como objetivo a construção de um boneco didático para o estudo do conteúdo, planos de secção e eixos de movimento do corpo humano, na disciplina de Biomecânica e Cinesiologia do Movimento Humano do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade Integrado de Campo Mourão. O material didático foi confeccionado com o propósito pedagógico de estimular o aprendizado do acadêmico acerca dos conteúdos planos de secção: Plano Mediano, Plano Frontal e Plano Horizontal. As descrições anatômicas, tanto do corpo humano quanto dos órgãos, são baseadas nesses 3 principais planos de secção. Quanto aos movimentos realizados pelo corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar a realização dos movimentos, segue o nome dos eixos: Látero-Lateral, Ântero-Posterior e por fim o Longitudinal.

Metodologia

Esse estudo caracterizou-se pela construção de um material didático.  Para a construção do material didático, foi necessário projetar os componentes utilizando o software Sólidworks ferramenta CAD 3D. Os materiais utilizados para sua confecção foram os seguintes: para as articulações, braços e pernas foram utilizados vassouras, para as junções de seus componentes, foram utilizados parafusos e arruelas, para seu corpo, bem como, mãos, pés e cabeça a madeira grossa. O boneco executa os seguintes movimentos com suas articulações, movimenta os braços no plano anterior e posterior e para as laterais. As pernas executam os movimentos de abdução, extensão, flexão, e adução. Sua cabeça se movimenta no plano anterior e posterior. As mãos e os pés movimentam-se para nos planos anterior e posterior e para as laterais. Os dedos das mãos e dos pés ficaram fixos. Os olhos foram colados, e sua boca e sobrancelhas desenhadas à caneta.

Resultados

O processo de planejamento e confecção do boneco didático foi muito positivo para o processo de aprendizado do conteúdo planos e eixos. Foi possível à partir de sua elaboração e posterior apresentação visualizar os movimentos semelhantes aos realizados pelo corpo humano. O boneco didático foi apresentado como avaliação do tipo seminário na disciplina de Biomecânica e Cinesiologia do Movimento Humano e conduziu os alunos a refletir à respeito dos movimentos realizados pelas diversas articulações espalhadas pelo corpo e assimilar o conteúdo planos e eixos de movimentos.

Considerações Finais

A confecção do boneco didático mostrou-se uma proposta positiva como uma ferramenta de auxilio no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de biomecânica e cinesiologia. A partir do boneco didático foi possível visualizar e entender os movimentos realizados pelas articulações do corpo humano de acordo com os planos de secção e eixos de movimento.