Introdução e Objetivo
O ensino de Botânica nas escolas apresenta déficit de estratégias facilitadoras do processo de ensino-aprendizagem. Excesso de termos técnicos, somado à escassez de dinâmicas alternativas de abordagem do conteúdo, tendem a tornar a ação pedagógica infrutífera em sala de aula. A implantação de projetos pedagógicos gera consideráveis benefícios para os alunos, que desenvolvem atividades diferenciadas; e para o professor, que é desafiado a elaborar atividades motivadoras. A implantação de um Herbário Escolar pode minimizar as dificuldades encontradas pelos alunos e possibilitar que o professor explore o conteúdo de Botânica de forma aplicada e significativa. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi apresentar algumas considerações a respeito da importância da implantação de um Herbário Escolar como recurso pedagógico e forma de contribuição ao estudo do conteúdo de Botânica no Ensino Médio.
Metodologia
O estudo constitui-se de uma revisão da literatura especializada, realizada entre março e abril de 2016. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado levantamento eletrônico de artigos nacionais indexados na base de dados SCIELO. Utilizou-se para busca a intersecção dos seguintes descritores: herbário escolar, exsicatas, herborização, prática de ensino, aulas práticas de Botânica. Foram selecionados 11 artigos, sendo dois da revista Saúde & Ambiente, quatro da Revista Rodriguésia/Jardim Botânico do Rio de Janeiro, três da Revista Acta Botanica Brasilica e dois da Revista Sellowia/Herbário de Santa Catarina. Para análise destes artigos, utilizaram-se como critérios o ano de publicação (de 2012 a 2016), tema e área de pesquisa.
Resultados
O ensino de Botânica nas escolas se apresenta prioritariamente como exposição teórica dos conteúdos. Abordagens que não promovem o contato dos alunos com os vegetais tendem a desmotivar e a dificultar o aprendizado. Esse processo adquire maior complexidade quando meramente descritivo, pois não atende aos interesses de estudantes que vivenciam contínuas mudanças e avanços tecnológicos, chegando a causar aversão e profundo desinteresse em grande parte dos alunos. Pesquisas indicam que o vocabulário botânico e o excesso de termos técnicos levam à incompreensão e à insatisfação dos alunos, pois não entendem o significado de tantas palavras e conceitos. Sob esse contexto, é importante desenvolver ações que agreguem conhecimento e despertem interesse sobre a flora e sua diversidade de forma mais efetiva. A implantação de um herbário escolar constitui um importante instrumento de ensino, por meio do qual o professor, utilizando-se das plantas desidratadas por técnicas especiais de herborização (exsicatas), pode fazer as adaptações necessárias à exposição do conteúdo botânico. O conhecimento e a prática das técnicas de coleta de material, prensagem, secagem e confecção de exsicatas, estimulam e aguçam a curiosidade dos alunos, promovendo a compreensão e a fixação das características dos diversos grupos vegetais. A criação de uma Coleção Botânica em forma de acervo didático, além de servir às aulas práticas, embasa e orienta o professor na implantação de um ensino diferenciado. Professores de escolas que implantaram o Herbário Escolar afirmam que a utilização de material botânico em suas aulas atingiu o objetivo inicial, uma vez que este auxiliou sobremaneira o processo de ensino e aprendizagem, tornando assim, as aulas mais interessantes e dinâmicas. Alunos que vivenciam essa prática de ensino ressaltam que as aulas se tornaram mais experimentais, permitindo que observem, busquem relações e tirem conclusões sobre o conteúdo estudado. Constatou-se também que existem dificuldades para a implantação e a manutenção do herbário na escola, tanto na instalação da estrutura física como na disposição do professor para coletar e repor o material herborizado. Mesmo assim, a utilização de material botânico herborizado durante as aulas de Botânica foi considerada por professores e alunos um importante instrumento na facilitação do processo de aprendizagem, além de aproximar os alunos do conhecimento científico e aspectos de uma Coleção Biológica.
Considerações Finais
A implantação do Herbário Escolar, depositário das exsicatas para uso em aulas práticas de Botânica, é reconhecido por professores e alunos que já compartilham essa experiência, como uma ferramenta eficiente na melhoria da qualidade do ensino de Botânico no Ensino Médio. A utilização de material botânico herborizado desperta o interesse dos alunos e os instiga a conhecer melhor os representantes do Reino Plantae, aproximando-os de uma disciplina considerada, para muitos, pouco atraente.