Introdução e Objetivo
As plantas medicinais vêm sendo utilizadas há vários anos por populações interioranas que as cultivam tanto para consumo como para fins medicinais, que por meio de seus conhecimentos culturais passados de geração em geração utilizam para a cura de diversas enfermidades.
Os fitoterápicos são medicamentos obtidos através da matéria prima das plantas medicinais ou mesmo de seus princípios ativos. É caracterizado pela sua eficácia na cura de doenças ou na amenização de seus sintomas. Sua eficácia e segurança são validadas através da etnofarmacologia, documentação cientifica publicada e por ensaios clínicos, devidamente fiscalizados pela ANVISA.
No mercado atual obtemos inúmeras espécies de plantas que são conhecidas pelas suas propriedades terapêuticas e popularmente pela cura de diversas enfermidades.
O objetivo desse resumo visa mostrar as múltiplas qualidades do Eucalipto, bem como esclarecer as indicações de seu uso.
Metodologia
O presente estudo consiste em um trabalho de revisão literária bibliográfica e/ou literária sistematizada. As bases de dados para pesquisa foram revistas, artigos científicos, sites confiáveis e livros referentes ao tema. Foram utilizadas como palavras chaves para busca e recuperação de dados: asma, bronquite, características organolépticas, propriedades nutritivas, plantas e sistema respiratório. Foram aceitas publicações do período de 2002 a 2015.
Resultados
O eucalipto está disponível na forma de óleo e loção. A droga é retirada das folhas da árvore Eucalyptus Globulus. A mais de 100 anos a planta é utilizada para o alívio da congestão nasal.
O uso do Eucalyptus Globulus é eficaz no tratamento de inflamações pulmonares e mucosidade excessiva. Muito utilizado no combate a gripe por meio de xarope, sendo eficaz no tratamento da asma, bronquite, sinusite e diarréia. Suas folhas quando fervidas juntamente com folhas de batata doce e café combatem as dores nas articulações
Estudos mostram que a propriedade farmacológica do Eucalyptus Globulus , óleo essencial e extrato das folhas tem ação anti-inflamatória e também ação ativa contra bactérias cariogênicas em especial Staphylococus aureus, Streptococus mutans e S. sobrinus.
O óleo essencial do eucalipto é um antisséptico natural muito eficaz contra uma serie de infecções viróticas e bacterianas. A utilização em excesso do óleo essencial, pode ocasionar problemas de alta complexidade, pois uma vez absorvido pela corrente sanguínea, o óleo de eucalipto pode causa irritação dos rins. É contra indicado para pacientes que recebem terapia hipoglicemiante, gestantes e lactantes.
Considerações Finais
Na analise da revisão bibliográfica conclui-se que são inúmeros os benefícios do Eucalipto Globulus, sendo eficaz na cura de doenças respiratórias e a contraindicação é relativamente pouca se comparada a medicamentos químicos, já que são utilizadas misturas complexas e com diversos mecanismos de ação química que, quando administrados corretamente pode-se ter excelentes resultados.