Introdução e Objetivo
O minimilho é o nome dado à inflorescência feminina das plantas de milho que são colhidas antes da polinização, dois dias após a emissão do estilo estigma de qualquer hibrido ou cultivar de milho. Também conhecido como “baby corn”, é um produto com um alto consumo na Ásia, e representa uma grande importância econômica em países como a Tailândia, China e Taiwan. As características comerciais do minimilho são em relação ao seu tamanho (entre 4 a 10 cm) e o diâmetro de (1,0 a 1,5 cm), forma cilíndrica e coloração variando de branco-pérola a creme-amarelada. Tais características podem ser facilmente influenciada pelo tamanho da espigueta, cultivares utilizadas e densidade de semeadura. o objetivo deste trabalho foi avaliar características agronômicas de diferentes cultivares de milho, com e sem despendoamento para produção de minimilho na cidade de Campo-Mourão-PR.
Metodologia
O experimento foi conduzido em área experimental do Campus da Faculdade Integrado de Campo Mourão - PR. A semeadura ocorreu no dia 17 de novembro de 2014, de maneira manual. Foram avaliados o comportamento de três cultivares diferentes de milho com e sem despendoamento, sendo eles dois híbridos: AL Bandeirante (híbrido simples) e Havaí Super-Doce (híbrido simples) e um cultivar Itapuã 700 (pipoca). O delineamento experimental foi de blocos casualizados com 6 tratamentos e 4 repetições, as parcelas experimentais eram compostas por 5 linhas e o espaçamento entrelinhas de 0,75 m e 5,0 m de comprimento, totalizando 18,75 m2. Os resultados obtidos foram submetidos inicialmente á analise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott (5% de probabilidade) utilizando o programa estatístico SISVAR.
Resultados
Para a variável número de colheitas o milho Itapuã 700 apresentou o maior número, com um total de 7 colheitas. Para altura de plantas, diâmetro e comprimento da espiga não houve diferença estatística entre os tratamentos, todos se enquadraram no padrão comercial. Quanto ao número de dias para o início da colheita, o Super-Doce apresentou o maior tempo (70 dias), já o milho Itapuã 700 foi o que apresentou ciclo mais precoce (63 dias). O número de dias para a colheita está fortemente ligado com a quantidade de safras que o produtor poderá obter durante o ano, devido ao minimilho apresentar um ciclo curto, torna-se um grande atrativo para produtores pois há possibilidade de ter até cinco safras anuais na mesma área, ou seja, o material que apresenta ciclo mais precoce pode proporcionar uma maior produtividade na área. Analisando o rendimento da cultura, as maiores produtividades foram obtidas pelo milho Itapuã 700 nos tratamentos com e sem pendão, com 2554,66 e 2089,73 kg ha-1 respectivamente.
Considerações Finais
De acordo com os resultados obtidos neste trabalho, o milho Itapuã 700 se apresentou como o material com melhor potencial para ser cultivado em Campo Mourão-PR, pois se desenvolveu em menor período de tempo, apresentou maior número de colheitas e consequentemente maior produtividade. No entanto outros estudos devem ser realizados, visto que seu desempenho em diferentes anos na mesma localidade foi desuniforme.