Introdução e Objetivo

O desenvolvimento de um bolo enriquecido (Choconutri) com fígado bovino, alimento amplamente conhecido por possuir alta disponibilidade de ferro,  busca unir uma alimentação saudável com a redução da ocorrência de anemia, principalmente em crianças. Além disto, a utilização de açúcares menos processados como o açúcar mascavo e a adição de fibras aumenta o valor nutritivo do alimento que mostra-se como uma ótima alternativa a este problema. O objetivo do presente estudo foi desenvolver um bolo enriquecido com fígado bovino, a fim de aumentar o teor de ferro, e avaliar a aceitação sensorial perante as crianças do maternal (faixa etária de 03 anos) de um Centro de Educação Infantil localizada em Campo Mourão, Paraná e verificar a possibilidade de aumentar o teor fibras e utilizar açúcares menos processados na formulação.

Metodologia

O preparo do bolo enriquecido com fígado bovino (Choconutri) foi realizado no Centro Municipal de Educação Vera Karam, no dia 24 de março de 2016. O bolo foi preparado de acordo com uma formulação padrão de bolo de chocolate (Nega Maluca), porém, substituindo a água da formulação por um extrato de fígado bovino contendo 300 g de fígado bovino e 400 mL de água. O mesmo foi assado em forno a 180°C por 40 minutos e coberto com chocolate amargo derretido. O bolo foi servido às crianças como uma refeição especial em comemoração a Páscoa.

Resultados

O bolo de chocolate enriquecido com fígado bovino (Choconutri) obteve aceitabilidade satisfatória, com aceitação da maioria das crianças. Contudo é importante ressaltar que houve uma pequena recusa, que pode estar relacionada a influência da rejeição do consumo de fígado bovino por parte dos pais, visto que algumas crianças estavam cientes do componente do bolo de chocolate. Vale destacar que o sabor do cacau mascara o sabor do fígado bovino.

A partir dessa premissa, torna-se viável o desenvolvimento de novas formulações do bolo de chocolate enriquecido com fígado bovino (Choconutri) com objetivo de, além de aumentar o teor de ferro, enriquecê-lo com farinhas integrais visando o aumento do teor de fibras e reduzindo o índice glicêmico do alimento e ainda, utilizar açúcares mais naturais (mascavo, demerara e/ou orgânico) na formulação para redução do consumo de alimentos processados. 

Este alimento, mostra-se como alternativa ao consumo de fígado bovino, principalmente por crianças e mulheres grávidas que, são os mais susceptíveis à anemia e costumam rejeitar o alimento e ainda, o mesmo é altamente acessível financeiramente.

Considerações Finais

O Choconutri obteve aceitação satisfatória perante as crianças. O bolo mostrou-se como uma alternativa na complementação de ferro na alimentação de crianças, que por vezes deixam de se alimentar corretamente, tendo um aporte de ferro diminuido, assim resultando em  anemia. O Choconutri, por conter fígado bovino em sua composição, pode estar associado ao sabor desagradável, mas com a adição do cacau 100% o chocolate é realçado e mascara o sabor proveniente do fígado bovino.