Introdução e Objetivo
Ginástica Laboral (GL) consiste de um conjunto de exercícios físicos realizados nas empresas, sob a orientação de profissionais de Educação Física, durante a jornada diária de trabalho dos funcionários. A GL, visa à promoção da saúde do trabalhador, atuando de forma preventiva e terapêutica, sem levar o trabalhador ao cansaço, por ser uma atividade de curta duração e trabalhar o alongamento e o relaxamento dos músculos que são recrutados durante as atividades laborais diárias. Existem três tipos mais conhecidos de GL, a preparatória ou aquecimento, compensatória ou de pausa e a de relaxamento. A GL surgiu na Polônia, com o nome Ginástica de Pausa em 1925, a modalidade surgiu como forma de prevenção contra os problemas causados pelas lesões de esforço repetitivo e demais distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Dessa maneira, o estudo tem como objetivo indicar os benefícios proporcionados pela ginástica laboral em funcionários de uma usina de corte de cana-de açúcar.
Metodologia
Esse estudo apresenta caracter descritivo qualitativo e foi desenvolvido com funcionários de uma usina de corte de cana -de-açúcar da cidade de Engenheiro Beltrão. Dessa maneira, a amostra desse estudo foi constituída por 40 funcionários com idade entre 18 e 60 anos. As sessões de ginástica laboral foram aplicadas em um período de um ano, tendo duração de 5 minutos diários antes da jornada de trabalho. Os exercícios de ginástica laboral propostos para os funcionários foram do tipo preparatório, compensatório e de relaxamento. Os benefícios indicados foram relatados pelos funcionários no decorrer do ano, após cada sessão.
Resultados
Passado 1 ano das sessões de ginástica laboral pode-se concluir que a ginástica laboral estimulou inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Para os funcionários os benefícios foram, melhora da auto-estima, aumento da capacidade física e respiratória, melhora da flexibilidade, melhora na postura corporal, diminuição de lesões corporais durante o trabalho, diminuição da sensação de fadiga, melhora do rendimento e diminuição de patologias ocupacionais. Os resultados foram organizados conforme relato dos próprios funcionários. Os funcionários evidenciaram ainda que os exercícios físicos praticados no trabalho foram levados para suas residências e assim pode-se perceber que os funcionários compreenderam a importância da prática de exercícios físicos para estimular a melhora de sua qualidade de vida. De acordo com a literatura, os programas de ginástica laboral têm sido cada vez mais procurados por instituições que demonstram preocupação com os seus colaboradores.
Considerações Finais
Conclui-se que os benefícios relatados pelos funcionários podem ser divididos em fisiológicos, psicológicos e sociais. Dessa maneira, a ginástica laboral apresenta-se como aliada na promoção da saúde do trabalhador e ainda pode melhorar a sua produtividade nas atividades desempenhadas no trabalho.