Introdução e Objetivo

O trabalho tem como propósito buscar subsídios que contribuam para a formação e atuação do psicólogo no âmbito da Avaliação psicoeducacional. O objetivo contempla em recuperar aspectos históricos da constituição da Psicologia, visto que a prática psicometrista criticada, a qual enfatiza o uso de testes padronizados de inteligência e de personalidade, predominante nas avaliações psicoeducacionais, não se instituiu de modo espontâneo. Ela decorre da influência do modelo médico e clínico de se conceber a aprendizagem e o desenvolvimento humanos, e do próprio papel social da ciência psicológica. Os objetivos foram compreender as elaborações teórico-metodológicas da psicologia histórico-cultural a respeito da avaliação intelectual ( da inteligência); discutir contribuições para a formação e a atuação do psicólogo junto ao processo de avaliação psicoeducacional. 

 

Metodologia

pesquisa de carater bibliográfico

Resultados

A nossa pesquisa contou com etapas condizentes a uma investigação de natureza bibliográfica, com ênfase em aspectos históricos e de resgate conceitual. Lembramos que teve como objetivos principais, identificar as críticas e proposições de Vygotski e de outros autores contemporâneos seus à defectología russa, com enfoque à deficiência intelectual; utilizando esses pressupostos para o processo de avaliação psicoeducacional.

Considerações Finais

Sem a formação teórica necessária, considerávamos que o psicólogo avaliador pudesse contribuir para o desenvolvimento humano, fosse a pessoa avaliada especial ou não, e ainda perguntávamos o quanto em nossa profissão seria possível extrapolar o perfil de um  psicólogo avaliador testólogo. O contato com a teoria vygotskiana, foi um divisor de águas, no que se refere à formação teórica e prática, fundamentos  histórico e sociais tão importantes para a atuação do psicólogo.