Introdução e Objetivo
A estrutura organizacional de uma empresa é a base da organização, é por meio da estrutura que se define formalmente a divisão das tarefas, sendo aplicada de acordo com os objetivos e estratégias da organização. A estrutura pensada de modo eficiente faz com que os colaboradores sejam mais produtivos, e que haja maior interação entre os departamentos da organização. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a estrutura organizacional da empresa Aldeir Viana da Silva ME - produtora de farinha de mandioca localizada no município de Araruna/PR - por meio de uma análise interna do sistema utilizado na organização, suas inter-relações e sua disposição.
Metodologia
Esse estudo caracteriza-se como exploratório, tendo em vista que o foco foi o de realizar um levantamento temporário (seccional) sobre a estrutura organizacional de uma empresa de forma minuciosa a fim de conhecer os pontos a serem melhorados na organização. Os dados foram levantados in loco, sendo inicialmente realizado o levantamento de dados da empresa por meio de entrevistas não formais e, posteriormente, utilizando-se de entrevistas pessoais com questionários contendo perguntas estruturadas e não estruturadas dirigidas aos colaboradores e ao proprietário. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a outubro de 2015. Além da análise interpretativa dos dados coletados na entrevista, também foram elaborados gráficos, a partir dos dados estatísticos coletados por meio dos questionários, a fim de elucidar ao leitor os resultados obtidos por meio da presente pesquisa.
Resultados
Os resultados apontam que a empresa em seu ambiente interno possuem forças consideráveis em relação à produtividade, organização, competência e qualidade. Com relação às fraquezas identificou-se que a empresa tem grandes deficiências na administração, podendo de certa forma analisar mais a fundo a sua estrutura organizacional. Em relação ao ambiente externo, analisou-se que a empresa possui grandes oportunidades para o crescimento no mercado e que suas ameaças estão relacionadas à forte concorrência no mercado, por ser uma região com grandes indústrias no ramo, como a Amafil e a Pinduca. Nos questionamentos apurados junto aos colaboradores, verificou-se que há um percentual não satisfeito com a carga horária de trabalho e também com as máquinas e equipamentos disponíveis para a realização das tarefas diárias. Já em relação ao clima organizacional e relacionamentos, os resultados foram positivos. Em um segundo momento, apurou-se o nível de satisfação dos colaboradores em relação ao proprietário, e neste requisito o resultado oscilou. Em relação ao nível de delegação de tarefas dos sócios, o resultado foi satisfatório, demostrando um bom relacionamento entre os envolvidos. No último quesito, avaliou-se o nível de satisfação do funcionário em relação ao seu desempenho enquanto profissional. Nesse caso, obteve-se um percentual satisfatório em todos os quesitos, demonstrando que o mesmo encontra-se satisfeito com a função exercida.
Considerações Finais
Com a realização deste trabalho identificou-se como principais resultados uma deficiência na comunicação e no relacionamento entre os sócios e o proprietário da organização, bem como a insatisfação dos colaboradores em relação às máquinas e equipamentos da empresa. Considerando que o presente trabalho apresenta uma vertente intervencionaista, foram sugeridas ações de melhorias ao final do estudo.