Introdução e Objetivo

Originário da Índia sendo popularmente conhecida como capim-limão, capim-santo e capim-cidreira onde é conhecida internacionalmente como “lemon Grass”.A espécie Cymbopogon citratus (DC.) Stapf é utilizada como planta medicinal na forma de chá e tem uso nas indústrias farmacêuticas, alimentícias, cosméticos e perfumaria, devido a extração de seu óleo essencial, onde seu componente principal é o citral. Ele é cultivado principalmente nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil. O principal produtor é o Estado do Paraná, que se destaca pela sua grande produção de plantas medicinais aromáticas, onde o capim-limão se sobressai entre as principais aromáticas comercializadas. O objetivo deste experimento foi avaliar a eficiência do nitrogênio na produção de biomassa e óleo essencial, quando aplicado via foliar na espécie Cymbopogon citratus (DC) stapf.

Metodologia

O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, com cinco tratamentos:10,12, 13, 14 e 33 14L ha-1  de nitrogênio e quatro repetições.O espaçamento utilizado foi de 20 cm entre plantas, com um total de 208 mudas implantadas.O plantio foi feito no dia 17/08/2015. As mudas foram coletadas de plantas adultas, onde já estavam constituídas por touceiras e logo em seguida foi efetuado o plantio em linha. Para a aplicação utilizou-se um pulverizador costal de 20 litros. A aplicação foi realizada 66 dias após o plantio das mudas. O corte da área foliar foi realizado 15 dias após a pulverização dos tratamentos, sendo assim foram coletadas a área foliar de 8 plantas aleatoriamente de cada parcela. As variáveis respostas avaliadas foram a massa seca da parte áerea e a quantidade de óleo essencial. Os dados foram submetidos a análise de variância em seguida ao teste de Tukey a p<0,05..

Resultados

Verificou-se que as doses de nitrogênio aplicadas não influenciam na quantidade do óleo essencial do capim limão quando extrapolados em um valor padrão de massa seca para todos os tratamentos, mas a aplicação de nitrogênio influenciou diretamente na quantidade de massa seca. O maior rendimento de massa seca foi obtido tratamento 4 quando comparado com as demais doses. Quando tem-se carência de nitrogênio na planta por consequência ocorre diminuição do tamanho das células e aumento no tamanho das paredes, ocorrendo também uma diminuição na divisão e expansão celular, havendo uma diminuição de tamanho em todas as partes morfológicas da planta, principalmente em flores e folhas. Assim, quando se extrapola o valor colhido no experimento para kg.ha-1 é possível observar um aumento significativamente superior ao recomendado.

Considerações Finais

As doses de nitrogênio aumentaram significativamente a quantidade de massa seca da parte aérea, onde a maior dose proporcionou o melhor resultado.

As diferentes doses de nitrogênio não influenciam na quantidade de óleo essencial extraída.