Introdução e Objetivo

Quando o adulto é inserido na chamada terceira idade, se sente rotulado como: velho, incapaz, inútil. Geralmente nessa faixa que o individuo está se aposentando e começa a ter uma imagem negativa do processo de envelhecimento. Portanto a prática de atividades físicas promove melhora da composição corporal, da diminuição dos riscos das doenças cardiovasculares, diabetes, acidente vascular cerebral, aterosclerose entre outras. Um dos problemas dos idosos em relação á imagem corporal é que na maioria das vezes ela pode sofrer distorções devido à visão negativa em relação à velhice, baseada na falsa ideia de que envelhecer gera incompetência. Portanto entre as atividades mais indicadas á população idosa pode-se destacar a hidroginástica, pois consiste em realizar movimentos dentro da água. A presente pesquisa objetivou verificar a percepção de bem estar e imagem corporal de idosos que frequentam o Parque Aquático do Complexo Esportivo Roberto Brzezinski do município de Campo Mourão - PR.

Metodologia

É uma pesquisa de caráter descritivo e de natureza quantitativa. A população foi composta por indivíduos da terceira idade, de ambos os sexos com idade inicial a 60 anos. A idade escolhida está de acordo com a considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A amostra foi composta por 57 praticantes assíduos de hidroginástica que estavam matriculados no programa há pelo menos 3 meses. Os instrumentos utilizados foram: questionário proposto por Matsudo (2000, p. 95) denominado de “Modelo da escala de auto percepção de bem-estar – PAAF –GREPEFI” contendo 29 questões fechadas sobre percepção de bem estar. O outro instrumento foi o SMT (Silhouette MatchingTask) ou Teste para avaliação da imagem corporal (anexo) proposto por Stunkard et al (1983) e adaptado por Marsh e Roche (1996). Os dados foram analisados por meio de estatística básica descritiva, representadas através de gráficos.

Resultados

Referente à escala de auto percepção de bem estar dos idosos praticantes de hidroginástica, 54,38% dos idosos participantes não alcançaram uma sensação de bem estar positiva, ficando abaixo da média esperada.

Acredita-se que tais respostas podem estar relacionadas com outros aspectos sociais que acontecem no com o decorrer da idade, e que não necessariamente esteja ligado a atividade física.

De acordo com a percepção de bem estar dos idosos, percebe-se que a maioria deles possui uma um sensação de bem estar negativa, na qual podemos inferir que fatores como idade, depressão, solidão pela perda do companheiro (a) podem influenciar nessa percepção negativa, porém, também se identificou que alguns idosos estão com a percepção de bem estar positiva e também se pode inferir que estejam se sentindo ótimos, mesmo com o avançar da idade e encaram essa fase como algo de extremamente natural.

Percebe-se que a maioria dos idosos participantes aparentam ter um corpo “padrão”, visto que esse está presente no modelo da figura 5, sendo este considerado como corpo ideal. 

Em relação à percepção da imagem corporal a maioria dos idosos classificam sua percepção de imagem atual como uma aparência relacionada a padrões de beleza, procurando sempre um corpo imposto pela mídia, porem ao relacionarmos com a imagem atual e a ideal, foi possível verificar melhoras, pois a imagem de uma ano atrás obteve valores maiores, isso pode nos apontar que elas estão em busca de um corpo mais saudável.

No presente estudo verificou-se que os praticantes de hidroginástica apresentaram valores mais elevados em relação a insatisfação, aparecendo 54,4% dos idosos com uma percepção considerada como excesso de peso corporal, no qual este é considerado um indicativo bastante preocupante. O índice de idosos satisfeitos com a imagem corporal foi de 38,60% dos idosos, e os insatisfeitos pela magreza foi de 7%.

 Em relação ao cálculo da imagem atual menos a imagem desejada percebe-se que maioria das idosas apresentam certa insatisfação pelo excesso de peso, que é considerado um fator preocupante, pois isso pode acabar afetando a qualidade de vida dos idosos, que vem corroborar com os dados acima. Muitas vezes essa insatisfação corporal, pode estar relacionada com a própria cobrança da sociedade como um todo, de sempre exigir quer as mulheres tenham um corpo magro, e talvez esteja também interferindo na percepção das idosas.

Considerações Finais

Conclui-se que  em relação à percepção de bem estar são classificados com uma baixa percepção. Em relação ao cálculo da imagem atual menos a imagem desejada maioria das idosas apresentam certa insatisfação pelo excesso de peso. A hidroginástica contribui de forma significativa na melhora da auto percepção de bem estar e imagem corporal dos idosos, verificou-sugere-se que talvez fosse necessário acompanhamento psicológico com esses idosos para que possa haver realmente uma melhora significativa.