Introdução e Objetivo

O esporte olímpico Atletismo,  serve como base para a maioria das demais modalidades, é uma atividade natural por excelência. Sendo assim, o Atletismo também chamado esporte de base, pois não apresenta grande dificuldade em sua prática, e é considerado ser de fácil assimilação, e  se utilizar das formas básicas do movimento como o  andar, correr, saltar, saltitar, lançar, arremessar.  Ao utilizarmos as formas básicas de movimento, podemos mensurar nelas suas capacidades físicas.Este artigo tem como objetivo geral identificar as capacidades físicas de atletas de alto rendimento da modalidade atletismo do município de Campo Mourão-PR. A justificativa para esse artigo é que ele contribui para análise de capacidades física de atletas de atletismo, onde obterá resultados das avaliações efetuadas de cada atleta, sabendo-se em quais testes são bons ou não, assim repassando os resultados para o treinador analisar, e auxiliar os atletas a melhorarem seu desempenho.

Metodologia

Foram aplicados quatro testes específicos a saber: 1. Teste de Cooper (pista de atletismo oficial, onde o testado deve correr ou caminhar em pista demarcada, a maior distância possível em 12 minutos); 2. Teste da Corrida de 50 metros (o avaliado deve percorrer a distância de 50m no menor tempo possível); 3. Teste de salto horizontal (o salto deve ser efetivado com o testado estendendo os membros inferiores durante o movimento em 3 tentativas, sendo que a medição é realizada da linha de saída até a primeira parte do atleta que tocou o solo); 4. Teste de impulsão vertical, realizado em uma parede, após a determinação da estatura, o avaliado afasta-se ligeiramente da parede, no sentido lateral, para poder realizar a série de três saltos, o objetivo do salto é tocar com os dedos da mão dominante, que deverão estar marcadas com pó de giz, no ponto mais alto da graduação em centímetros.

Resultados

No teste de cooper os desempenhos dos atletas foram muito bons, mostrando que os atletas de alto rendimento mesmo sendo barreirista e velocistas que são menos resistentes estão acima da média comparando-a com as pessoas normais.Os fundistas foram indiscutivelmente os que tiveram o melhor resultado, obviamente eles treinam especificamente está capacidade e sempre dependem dela nas competições por isso já era esperado esse resultado, diferente dos velocistas e barreiristas que não tem a capacidade aeróbica como foco principal, mais precisão dela para ter um desempenho melhor.

No teste de 50metros os fundistas foram os que tiveram os maiores tempos, mais eles estão com um resultado ainda bom pois a prova deles exige pouca velocidade. Já os resultados dos barreiristas e velocistas foram todos excelente.

Já no teste de saltos horizontais foi o que teve mais oscilação entre os atletas, muitos atletas estão abaixo da média como barreiristas e fundistas masculinos, e fundistas femininos também. Já as barreiristas feminina e velocista masculino estão dentro da média e as velocistas femininas são as únicas que estão acima da média, sendo assim ninguém conseguiu o resultado excelente.

No teste de impulsão vertical, os atletas barreirista, fundista e velocista estão excelentes, e com uma diferença bem grande da tabela que pede que 61 centímetros para que a pessoa esteja excelente sendo que o pior resultado foi o dos fundistas empatado com os barreiristas com 96.5 no masculino, já no feminino pede 33 para ser excelente e a modalidade que teve menor desempenho foi as fundistas com 85 centímetros e ainda está bem acima da média.

Considerações Finais

Todos os testes realizados no estudo demonstram que os atletas apresentam desempenho satisfatório. Corroborando com o bom desempenho, destaca-se o fato onde apenas em um dos testes os atletas não atingiu o máximo desempenho. Com isso notamos que os treinamentos dos atletas estão dentro de suas capacidades, mas podem ter melhoras, com isso o trabalho pode ser utilizado pelo técnico da modalidade, que poderá utilizar as informações obtidas no estudo para melhoria no desempenho competitivo.