Introdução e Objetivo

O sistema Steel Frame surgiu após a Segunda Guerra Mundial, onde as moradias destruídas pela guerra foram grandes, e havia uma necessidade de se reconstruir essas moradias no menor tempo possível para atender as famílias que haviam perdido suas casas, criando-se assim um método de construção industrializado que diminui o tempo de uma obra.

Esse processo passou a ser utilizado por construtoras, que tem como objetivo reduzir o tempo de execução de edificações, sendo que o sistema Steel Frame corresponde a um terço do tempo de uma construção tradicional.

Esse trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens da utilização do modelo de construção Steel Frame em comparação ao método convencional de construção em alvenaria levando em consideração os quesitos facilidade e tempo de execução de obra.

Metodologia

O método de Steel Frame fornece ao empregador uma facilidade em relação a sua montagem. Como a estrutura inteira é constituída de aço galvanizado industrializado, toda é estrutura é projeta e montada na indústria, ou seja, uma parede inteira é trazida para a obra pronta para o uso.

Essa inovação diminui consideravelmente o tempo de montagem em uma obra, não apresentando complicações com fatores externos comuns de uma construção, como por exemplo, a chuva. Afinal, pode-se agilizar o andamento da obra pela facilidade de montar a estrutura em qualquer lugar.

Todo o trabalho foi realizado através de um pesquisa em materiais disponibilizados em artigos relacionados ao assunto, juntamente com notícias publicados nos meios de comunicação, com relatos da utilização do Steel Frame em diversas obras, públicas e privadas, complementando as informações apresentadas.

Resultados

Como apresentado o Stell Frame apresenta muitas vantagens em relação a sua construção e seu método de execução industrializado, permitindo redução em todos os processos de construção de uma obra. Como vantagens pode-se destacar os seguintes itens:

- O peso de uma residência em Steel Frame é 70% menor que uma tradicional (sem a fundação).

- As fundações reduzem o custo total da obra. A distribuição de cargas é linear, não pontual.

- A construção é mais resistente a vendavais e terremotos que a alvenaria convencional devido sua estrutura em aço galvanizado.

- É um sistema ecologicamente correto. O aço pode ser reciclado e a água é somente utilizada nas fundações;

- Durabilidade ilimitada;

- Instalação de eletrodutos e condutores hidráulicos sem desperdício e de forma mais simples.

- Canteiro de obra limpo e organizado, não gera entulhos;

- Maior flexibilidade e adaptabilidade dos materiais;

- Isolamento térmico é máximo em função da lã de vidro colocada em todas as paredes e forros, além de outras camadas de materiais;

- Fabricação da estrutura fora do canteiro de obra;

- Prazo de execução é ate 1/3 menor e com maior precisão;

- Manutenção simples de defeitos ocultos, com a retirada do revestimento, localização do problema, conserto e retoque do revestimento;

- Ampliação e reformas rápidas e limpas, inclusive com a possibilidade de reaproveitamento da maioria dos materiais;

- Mudanças posteriores no sistema elétrico ou hidráulico são mais fáceis para se executar;

- Preço por metro quadrado menor que a alvenaria convencional;

- Acabamento final melhor: pintura feita em superfície plana e lisa, e

- paredes, portas e janelas com precisão em milímetros.

Como todo produto o Stell Frame também apresenta suas desvantagens, destacando-se a baixa resistência à água e fogo, apesar de existirem algumas chapas com aditivos específicos que corrigem esse problema, e devido a isso não devem ser usadas para paredes externas, sustentação de móveis ou objetos muito pesados nas paredes para isso é necessário que seja feito o reforço para evitar sobrecargas, e se a instalação for mal feita, a estrutura fica passível a proliferação de insetos em espaços vazios.

Considerações Finais

Pode-se concluir que o método de Steel Frame tem como vantagem o tempo gasto na execução de uma obra, sendo de apenas um terço em relação ao sistema construtivo em alvenaria. A montagem em galpões permite que a obra não pare mesmo em dias de chuva, dando um aproveitamento melhor a obra. Trata-se de um método prático o que caracteriza uma obra limpa, rápida e eficiente.