Introdução e Objetivo
Nesse artigo apresentamos relato de experiência derivada da realização do Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Júnior intitulado “As neurociências aplicadas ao ensino-aprendizagem”, desenvolvido na área da Educação, da Unespar - Campus de Campo Mourão, financiado pela Fundação Araucária. A neuroeducação é uma área de estudos que abarca tanto os estudos de neurocientistas quanto de profissionais da Educação (HARDIMAN, DENCKLA, 2009; LENT, 2010). Esses autores afirmam que os professores precisam das pesquisas realizadas pelos neurocientistas para melhor desenvolverem o processo de ensino-aprendizagem. Segundo Zaro (2010), a neuroeducação é um campo de pesquisa multidisciplinar em movimento constante com objetivo de clarificar os comportamentos dos alunos frente ao processo de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo é apresentar algumas contribuições da utilização de vídeos (DVDs) como recursos didáticos no ensino-aprendizagem das neurociências.
Metodologia
Didaticamente a utilização de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem tem benefícios amplamente reconhecidos. Na realização do projeto a que nos referimos, DVDs foram utilizados como recurso didático-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Assistimos e analisamos os conteúdos de vídeos de autoria de Herculano-Housel (a/s) e Relvas (s/a) que tratam de noções básicas das neurociências. Dentre os benefícios da utilização de vídeos (DVDs), destacamos que tais recursos por possibilitarem contato auditivo e visual contribuem sobremaneira com a aprendizagem. Os vídeos de Herculano-Housel (a/s) e Relvas (s/a) apresentam, com linguagem clara e precisa, conteúdos como as características, composição e funções do cérebro humano tendo em vista o ensino-aprendizado. Tais conteúdos são destinados tanto aos profissionais da educação quanto aos estudantes, crianças e jovens, que objetivam formação básica na área de neurociências e educação.
Resultados
Junto ao estudo de artigos e livros, a utilização de vídeos contribui na instrumentalização do professor e do estudante referente ao ensino-aprendizagem de neurociências ao considerarmos o conteúdo e as características dessa área de conhecimento. Consideramos que o vídeo como recurso didático proporciona aos estudantes aprendizagem diferenciada por possibilitar contato visual com modelos de difícil acesso como é o caso de um modelo de cérebro humano, suas características e funções. Destacamos que, antes de utilizarmos um vídeo como recurso de aprendizagem, é necessário que o professor introduza o tema, de modo que o vídeo seja complementar a aprendizagem e que, é necessário debater sobre os conteúdos estudados para sanar dúvidas ou mesmo discutir sobre conteúdos e novas necessidades de aprendizagem e pesquisa. Isso significa que o vídeo instrumentaliza o ensino-aprendizagem. No estudo sobre o Sistema Nervoso Central (HERCULANO-HOUSEL, a/s; RELVAS, s/a), vimos que as neurociências compreendem uma área interdisciplinar que estuda o desenvolvimento humano a partir do conhecimento sobre a composição e o funcionamento do cérebro (SHOL-FRANCO, 2010). Relvas (s/a) afirma que a neuroaprendizagem cognitiva estuda como o aprendizado pode ser favorecido pelo profissional da educação. Bastos e Alves (2013) consideram que a neurociência cognitiva estuda como o cérebro realiza os processos cognitivos. Os vídeos de autoria de Herculano-Houzel (s/a) são destinados aos adolescentes e têm por propósito apresentar didática e claramente conceitos básicos de neurociências. Nesses vídeos, as autoras abordam, principalmente, sobre o cérebro, suas características, como se transforma na adolescência, as contribuições das neurociências para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Considerações Finais
Concluímos devido ao fato de as neurociências serem compostas por conhecimentos bastante específicos e que, em boa parte, necessita de visualização, a utilização de vídeos como recurso didático-pedagógico foi significativa para o processo de ensino-aprendizagem. Herculano-Houzel e Relvas com linguagem clara e objetiva, expõem didaticamente com auxílio de recursos visuais e sonoros, noções básicas de neurociências e discutem a importância desses conhecimentos para a Educação.