Introdução e Objetivo

O concreto é um dos materiais fundamentais para a engenharia. Sua composição é formada por agregados, sendo a brita, areia, água e aglutinantes (cimentos), os principais compostos.

A quantidade, o processo de mistura utilizado, a forma como é empregado, o tipo de estrutura, a quantidade de pessoas que farão uso do espaço construído, e até mesmo as forças adversas que atuarão sobre o corpo formado, podem acarretar em grandes variações no preço e nas especificações do material. Sabendo-se disso, os especialistas passaram a fabricá-lo baseando-se na aplicação de suas propriedades à realidade de sua utilização.

O FCK (Resistência Característica do Concreto à compressão), é medido em Mega Pascal (Mpa), e demonstra a capacidade de resistência do concreto. Um Mpa equivale a 10,1972 KgF/Cm2. A sua comercialização é baseada neste índice.

Neste estudo, buscou-se explanar e demonstrar as diferentes aplicabilidades das resistências do concreto, baseando-se no fator preço e necessidade de uso.

Metodologia

A metodologia utilizada neste estudo, resumiu-se primeiramente ao levantamento bibliográfico por meio de análises de artigos científicos e normas técnicas. Nesta fase, coletou-se informações relacionadas ao tema, tais como definições de termos importantes, informações relacionadas ao FCK e estruturas construtivas. Por meio de discussões, determinou-se quais, dentre todas as informações coletadas, seriam as mais relevantes, intensificando o trabalho em cima destas. Posteriormente, realizou-se complementação do que até então estava pronto, resultando na elaboração do estudo em questão.

Resultados

Analisando-se os resultados obtidos nesse estudo, observou-se que existem vários fatores que influenciam na resistência do concreto. A NBR 8953/2015 regulamenta as diferentes classes que podem ser empregadas na utilização das diferentes estruturas. As classes se diversificam em 13 categorias, e variam da C20 à C100. A qualidade do material utilizado, principalmente do cimento, implica diretamente em sua maior resistência

Índices como o de massa específica e resistência à compressão estão diretamente ligados à escolha do FCK adequado. Assim, verifica-se a importância da necessidade de precisão dos cálculos estruturais do engenheiro civil responsável por determinado projeto. Suas escolhas e considerações, resultam diretamente em fracasso ou sucesso, lucro ou prejuízo.

Considerações Finais

Constatou-se o quão importante faz-se o FCK do concreto na área da construção civil. É de suma importância garantir o nível de segurança da obra, sendo fundamental, atentar-se ao controle das variáveis do concreto.

Logo, o controle de qualidade não é somente importante para o gerenciamento do concreto, mas sim para a garantia do sucesso do projeto. O engenheiro deve garantir que todas as as exigências sejam cumpridas, pois o seu fracasso profissional pode significar em desastres incalculáveis.