Introdução e Objetivo

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação entre os textos belchiorianos e os novos textos midiáticos de trazem o tema desaparecimento/aparecimento do cantor Belchior. Ao apurar os sentidos sobre a exposição midiática do “desaparecimento/aparecimento” do artista, nota-se que além das expectativas, repercussões e desejos fabricados e/ou propagados pela mídia há, também, um movimento revisionário que remete o contexto atual do poeta/cantor a uma leitura, através da literatura, de um passado constituído ao qual possa se ligar, não para homenagear, contradizer ou continuar, mas para representá-lo.  A análise da relação entre o movimento revisionário e os dialógos entre os textos faz-se necessário em nível de análise estética da sociedade e suas repercussões sociais.  Desse modo, demonstrar a influência dos textos belchiorianos nos textos que remetem ao desparecimento/aparecimento do poeta cearence é o objetivo deste artigo.

Metodologia

O discurso é visto neste trabalho como uma prática discursiva, pois a partir da produção de discursos agimos e intervimos no mundo. De acordo com COSTA (2001, p. 16) o discurso literomusical brasileiro é uma pratica discursiva, pois é resultado da prática de uma comunidade particular composta por autores, cantores, produtores de disco, consumidores e apreciadores da canção, produto desta comunidade. Para esta análise houve o recorte de toda a discografia belchioriana e a seleção de textos midiáticos referentes ao tema aparecimento/desaparecimento do cantor Belchior. Sendo os conceitos de análise do discurso que utilizamos relativos a heterogeneidades discursivas, dialogismo, polifonia, investimento, posicionamento, gênero, cena enunciativa, ethos e codigo de linguagem. Para tanto, baseamo-nos em Bakhtin (1981 e 1997), Barros (2003), Blikstein (1995), Bloom (1973), além de outros.

Resultados

O suporte intertextual impulsionado pela influência dos textos belchiorianos anteriores à 2009 quando houve a criação da polêmica do desaparecimento/aparecimento do cantor, aparenta trazer a tona o movimento revisionário sinalizado em The Anxiety of Influence como Apophrades ou “o retorno dos mortos” que tem como característica  o efeito surpreendente de que o que foi escrito anteriormente é creditado a um momento posterior ao da obra.

Neste contexto, quanto à relação entre os textos, houve citações, plágios, alusões, paráfrases, paródias, pastiches etc., em temas que trouxeram/trazem as contradições, ambiguidades e sentimentos humanos, despertando controvérsias/polêmicas, reflexões, análises e discussões entre fãs, amigos e jornalistas brasileiros e estrangeiros.  Tudo isso, mergulhado num ambiente de interesses e discussões que inventariou identificações entre os enunciadores e os destinatários. 

Sumariando, em nível de labor científico, a análise dos textos belchiorianos e suas relações com os textos atuais relativos ao tema aparecimento/desaparecimento de Belchior, trouxe à tona a demonstração da influência destes primeiros sobre os segundos textos, dando a impressão de que os textos posteriores são imitados pelos anteriores como, também, acontece no movimento revisionário denominado por Harold Bloom em The Anxiety of Influence como Apoprhades ou “o retorno dos mortos”.

Por fim, em pareceres relativos a este trabalho, pareceristas levantaram o problema se, realmente, há o movimento revisionário Apoprhades de Harold Bloom entre os textos belchiorianos e os textos midiáticos citados neste trabalho, pois quando o jornalista retoma o texto de Belchior para escrever suas matérias, talvez não se opera o que Bloom classifica como angústia da influência ou como movimento revisionário. Entre suas principais alegações colocam que é evidente que os jornalistas não objetivam entrar em embate com Belchior, e que é fato que esses profissionais, ao trazer os textos de Belchior para dentro de suas matérias, não pretendem acionar “um revisionismo intelectual que envolve o sentimento espantoso, torturante e arrebatador da presença de outros artistas numa obra que inicia” (BLOOM, 1991, p. 57 e 58). No entanto, em nível de estética comparada cabe a análise e a verificação do movimento para expor à própria crítica sua possível verificação.

 

Considerações Finais

A reflexão sobre os “dialogismos” e apophrades na obra de Belchior e sobre a relação entre a mídia e a obra do cearense já é feita em outros trabalhos acadêmicos, que partem de teorias dos textos e dos discursos e do próprio livro de Harold Bloom. Mas sem dúvida, a relação feita pelo  entre Mídia e Música é um campo que carece de desenvolvimento, sendo esse tipo de pesquisa extremamente importante tanto para o estudo dessas duas esferas, quanto para o estudo dos gêneros textuais.