Introdução e Objetivo

O Controle Estatístico de Qualidade (CEQ) é a totalidade dos meios e atividades através das quais uma empresa pretende eliminar, em todas as fases do processo produtivo, as causas que originam defeitos.

Quando identificadas as causas especiais, é possível atuar sobre elas, melhorando continuamente os processos de produção e a qualidade do produto final.

O objetivo do trabalho é construir uma carta de controle por variáveis XR e XS (média e amplitude; média e desvio padrão) para o peso do carvão de 4 kg, visto que o processo de pesagem ocorre manualmente, havendo pacotes que excedem ao peso, gerando percas para a empresa e pacotes que faltam produtos, prejudicando o consumidor.

Depois de aplicada, a carta de controle possibilita a empresa um controle eficaz da qualidade, feito pelo próprio operador em tempo real, contribuindo para o aumento do comprometimento do operador com a qualidade e libera a gerência para as tarefas de melhoria.

Metodologia

A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, como descritiva e explicativa, quanto aos meios como bibliográfica, pois realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a gestão e as ferramentas da qualidade, mais especificamente cartas de controle por variáveis, que serviu de embasamento para a elaboração do trabalho.

O método de abordagem utilizado foi o quantitativo, pois foram coletados dados da empresa estudada para a realização dos cálculos da carta de controle por variável (Carta X e R e Carta S), com o intuito de identificar se a demanda estava dentro dos limites estabelecidos.

O estudo foi delimitado no empacotamento de carvão da embalagem de 4 kg por possuir maior demanda, ocupando a maior parte do tempo disponível para a produção. A coleta de dados foi realizada em 8 dias, em três períodos, obtendo 24 subgrupos contendo 4 amostras cada. Para organização dos dados foi utilizado o Software Microsoft Excel e para geração das cartas de controle foi utilizado o Software MiniTAB.

Resultados

Após conhecimento do processo e definição do objetivo da pesquisa, foi possível coletar os pesos do carvão contidos na embalagem para cada amostra, a data e o horário em que os mesmos foram recolhidos, além de apresentar a média (X), a amplitude (R) e o desvio padrão (S) para cada subgrupo.

Posteriormente, foi realizado um teste de normalidade com os dados, obtendo o P-Value > 0,05, portanto estes dados seguem uma distribuição normal e as cartas de controle XeR e XeS podem ser aplicadas.

Com os dados já obtidos, foi possível determinar o LSC (Limite Superior de Controle), LIC (Limite Inferior de Controle) e a média para a carta X e R, obtendo LSCx = 4123,81g; LICx = 4062,10g; médiax = 4092,96g; LSCR = 96,6g e LICR = 0g; médiaR = 42,4g

Com os limites definidos, as médias e amplitude do subgrupo, construiu-se a carta de controle X e R, onde apenas um valor extrapolou o LSC = 4129,75g, porém, foi verificado que esse dado era de sexta-feira, desta forma, podemos tratá-lo como uma causa especial, devido ao cansaço do trabalhador ao longo da semana, assim sendo, retirando este subgrupo e realizando a revisão, pode-se definir a nova média, e os novos limites de controle, encontrando os valores para o LSCx = 4121,9g; LICx = 4060,82g e média = 4091,36 g

Portanto, com os novos parâmetros definidos, a nova carta de controle pode ser elaborada, ressalta-se que só a carta X foi revisada, devido ao ponto estar fora de controle somente desta.

Assim como na carta X e R, para a elaboração da carta S foram utilizados os mesmos dados coletados, encontrando o LSCs= 42,95g, LICs = 0g e Valor Médio = 18,95g.

Portanto, a carta de controle S não apresentou nenhum subgrupo fora dos limites de controle, não havendo a necessidade de revisá-la.

Considerações Finais

Com o desenvolvimento do trabalho foi possível constatar a importância da qualidade em uma organização, mais especificamente o controle estatístico da qualidade, visto que por meio dele é possível verificar se os padrões estabelecidos de qualidade no processo estão sendo seguidos.

A melhor forma de fazer esse controle é por meio de cartas de controle, as cartas de controle empregadas foram por variáveis, Cartas X,  R e S, visto que o que variava era o peso do saco de carvão.