Introdução e Objetivo
O uso de analogias é uma ferramenta que os professores usam frequentemente no processo de construção das noções científicas, estabelecendo relações entre sistemas distintos. Ou seja, um sistema conceitual científico e um sistema conceitual mais familiar.
A literatura traz algumas categorias de analogias, tais como as que se referem a forma, função ou características combinadas. O projeto explorou os saberes dos professores e os artifícios que desenvolvem para ensinar, especificamente as analogias, a coleta de dados se deu por um questionário com professores em três colégios centrais do município de Campo Mourão.
O projeto desenvolveu uma pesquisa sobre o uso de analogias por professores de Biologia, após coletar os dados, estes foram classificados e comparados aos disponíveis na literatura. A pesquisa buscou conhecer as analogias desenvolvidas por professores e investigar os saberes experienciais no ofício de tornar o conteúdo mais acessível ao aluno.
Metodologia
O estudo é qualitativo. A análise de conteúdo de Laurence Bardin foi o método de pesquisa escolhido como metodologia, ele orienta sobre a construção de unidades e categorias de análise, e na exploração do material buscou-se agrupar as informações em unidades de acordo com semelhanças e depois categorizar conforme o referencial. O questionário é semiestruturado, pois combina questões abertas e fechadas, sempre assegurando ao professor o direito de se expressar, ele foi submetido e aprovado pelo Conselho de Ética da Faculdade Integrado de Campo Mourão.
A coleta de dados se deu por meio das seguintes questões:
O que é analogia pra você?
Você em suas aulas utiliza analogias com qual frequência?
Em sua opinião as analogias ajudam ou atrapalham?
Cite pontos positivos e negativos do uso de analogias?
Esboce uma analogia que você usa em suas aulas:
Após a coleta, os dados foram analisados e classificados de acordo com uso, os exemplos e a opinião dos professores sobre o uso de analogias.
Resultados
A pesquisa foi aplicada em três colégios de Campo Mourão-PR, o Colégio I com 3 professores, os Colégios II e III com 2 professores cada um.
A questão 1 perguntava o que era analogia, e todos ao responderem demonstraram conhecimento sobre o assunto, com destaque para o professor 5 “analogia é uma ferramenta que o professor usa para fazer com que conteúdos não palpáveis sejam comparados com matérias do dia a dia”. Na questão 2 os professores colocaram a frequência com que utilizam analogias em suas aulas, 43% afirmaram sempre utilizar, 28,5% disse usar quase sempre e 28,5% utilizam às vezes.
Quando questionados sobre sua opinião quanto ao uso de analogias no ensino 71,5% afirmaram ajudar na explicação do conteúdo como citado pelo professor 6 “ajudam, pois tornam os conteúdos mais simples” e 28,5% disseram que pode atrapalhar, como dito pelo professor 7 “ajudam quando usadas de forma correta”.
A questão 4 pedia pontos positivos e negativos das analogias, os professores foram unânimes em dizer que elas facilitam a compreensão dos conteúdos; e como ponto negativo disseram que pode gerar confusão caso o aluno não associe a analogia ao conteúdo.
Na última questão os professores compartilharam uma analogia que utilizam em suas aulas, as analogias descritas foram categorizadas conforme classificação de Ferraz e Terrazzan, que propõe 9 tipos de analogias (tipo simples, simples quanto a forma, quanto a função, quanto a forma e função, quanto aos limites do análogo, dupla ou tripla, enriquecida, múltipla e estendida). Foram citadas as seguintes analogias:
- Comparação da célula com um ovo - Analogia tipo simples quanto a forma;
- Explicação dos tecidos humanos utilizando como exemplo a laranja e seus gomos - Analogia simples quanto à forma;
- Comparação do transporte de difusão facilitada com a chave e fechadura - Analogia simples quanto à forma;
- Comparação do RNAm com o carteiro - Analogia simples quanto a função;
- Explicação da produção proteica comparando-a ao funcionamento de uma confeitaria. Analogia enriquecida, por ser composta por várias etapas.
Conforme os dados coletados na pesquisa, as analogias são frequentes no ensino e se bem utilizadas auxiliam no processo de aprendizagem pelos alunos. Pode-se observar que as analogias apresentadas são simples, com exceção da enriquecida citada. Isso pode ser reflexo de uma insegurança dos professores em utilizar analogias mais elaboradas, o que mostra uma possibilidade de aprofundar esse assunto.
Considerações Finais
Ao término da pesquisa notou-se que as analogias são ferramentas frequentemente usadas e consideradas pelos professores importantes no ensino e na aprendizagem, ficou evidente que os estudos sobre analogias podem auxiliar os professores na construção de novas analogias, assim como as analogias utilizadas pelos professores auxiliam os estudos sobre o assunto.