Introdução e Objetivo
A ginástica multifuncional (GMF) é um conceito de atividade física realizada por meio de exercícios de alto impacto metabólico, que vão desde o fortalecimento muscular até o ganho de condicionamento cardiovascular e também é muito eficiente para o emagrecimento e a redução de gordura corporal. Dessa maneira, o objetivo do estudo foi analisar o perfil dos clientes da academia GMF do município de Campo Mourão – PR, buscando identificar os métodos ideais para fidelização e manutenção de clientes.
Metodologia
A pesquisa caracterizou-se como quantitativa de caráter descritivo. O instrumento utilizado para o desenvolvimento desse estudo foi um questionário, contendo 8 questões fechadas e 2 questões abertas. Antes de aplicar o questionário, os alunos receberam o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Dessa maneira, de posse do TCLE assinado por cada aluno, os questionários foram entregues aos mesmos, que responderam sobre a atuação e o papel dos profissionais de educação física na permanência de alunos na academia, bem como, quais suas preferências na hora escolher uma academia de ginástica.
Resultados
De acordo com os dados obtidos, 68% dos clientes da GMF são mulheres com idade entre 21 e 35 anos e preferem treinar no período da noite. A GMF favorece esse resultado, pois os exercícios funcionais atraem o público feminino. Em relação aos objetivos na academia, 75% dos clientes buscam saúde e qualidade de vida, fato este que está diretamente relacionado ao foco da ginástica multifuncional que busca a melhora da qualidade de vida de seus clientes. Os resultados referentes aos motivos da escolha pela GMF, demonstram que 37% escolheram treinar na GMF pelo preço, 31% optaram pela estrutura física, 18% levaram em consideração o atendimento na hora de escolher treinar na GMF. Diante desses resultados percebeu-se que o preço e a estrutura física foram os principais fatores na escolha dos clientes e fator determinante na obtenção de novos clientes. Observou-se que 81% dos clientes definem o atendimento dos professores da GMF como ótimo, 11% optaram pela opção bom, e 8% responderam que o atendimento é regular e nenhum cliente optou pela alternativa péssimo, fato este que demonstrou satisfação em relação aos professores e seus procedimentos de treino. Em relação às modalidades praticadas, os resultados demonstram que 61% dos clientes preferem praticar mais de uma aula coletiva oferecida pela GMF, sendo que 18% praticam apenas musculação, 11% apenas o alongamento e fortalecimento muscular e por fim 10% preferem apenas o circuito funcional. Nesse contexto, percebeu-se que as aulas coletivas servem como um diferencial da GFM, visto que, por meio delas o cliente tem mais opções de atividades tornando a prática de atividade física mais proveitosa, evitando cair em uma rotina e desmotivar o aluno, o que ajuda na permanência do mesmo na academia. A academia deve investir na variedade de aulas para o público feminino, o circuito funcional já é uma das aulas mais procuradas pelas mulheres, porém mais alguma modalidade poderia ser oferecida, como a Zumba, por exemplo que é bem aceita em outras academias da cidade. Em relação aos motivos que conduzem os alunos a praticar atividade física, a grande maioria demonstra interesse pelo motivo, saúde e qualidade de vida, fato este que pode ser abordado de maneira mais específica na GMF.
Considerações Finais
Diante dessas informações apresentadas no presente estudo, conclui-se que por meio do perfil dos usuários da academia de ginástica multifuncional, é possível desenvolver estratégias através de um planejamento visando a fidelização dos clientes, fazendo com que as necessidades dos mesmos sejam atendidas de forma abrangente, tornando a prática da atividade física prazerosa e permanente na vida dos clientes.