Introdução e Objetivo
No contexto escolar a aprendizagem é o principal fim a ser alcançado. Desta forma, os profissionais da educação têm como meta um ensino efetivo que alcance tal aprendizagem, portanto, é primordial que saibam e tenham apoio para desempenhar da melhor forma seus papéis. A teoria de Skinner (1991) conceitua ensino, como um arranjo de contingências que leva o alunado a aprender. Os professores são responsáveis por arranjar as contingências que favorecem a aprendizagem, levando, portanto ao comportamento desejado. Com o objetivo de estudar aspectos e possíveis contribuições para a psicologia, o estudo está organizado para o entendimento que a Análise do Comportamento tem da Educação.
Metodologia
Foi realizada uma revisão literária, classificada também, no referencial teórico utilizado, como teórico-descritiva, buscando a partir da revisão de obras e textos de Skinner e de outros autores que subsidiam a discussão sobre o tema atualizando e/ou ampliando o conhecimento sobre o assunto. As buscas foram feitas por artigos em periódicos da CAPES, publicações em bases de dados eletrônicas (SciELO e BVS-Psi), como outros artigos escolhidos no decorrer da pesquisa, devido as citações nos primeiros materiais encontrados. Nesta primeira seleção foram encontrados materiais de programas de pós-graduação que tem como linha de pesquisa, a perspectiva da Educação e Análise do Comportamento e principais obras com referência ao tema. Selecionou-se o material pelos títulos e leitura dos seus resumos. Com esta forma de seleção, passou-se a leitura dos textos e a escolha pelos que se aproximavam do tema a ser estudado. Realizou-se o fichamento dos materiais, que norteou a escrita posterior.
Resultados
O Behaviorismo Radical é a filosofia elaborada por Burhus Frederic Skinner. Tal filosofia embasa a ciência chamada Análise do Comportamento e tem como seu objeto de estudo o comportamento. O comportamento é complexo, fluido e mutável (Skinner, 2003), e a partir dos estudos das relações que este comportamento tem com o ambiente é possível descrever os fatos e identificar as possibilidades de vínculos entre eles, caracterizando assim a interação entre organismo e ambiente. Pode-se afirmar, ainda, que a aprendizagem está presente na maioria dos momentos. A Análise do Comportamento tem princípios que são norteadores para entendimento de diversas áreas, como a Educação. Essa ciência também embasa possíveis sugestões e intervenções no contexto escolar como, por exemplo, as máquinas de ensinar e os estudos programados, conceitos voltados para a área. Na visão de Skinner (2003), a escola tem como função privilegiar comportamentos que serão vantajosos para o indivíduo, como para sua comunidade, no futuro – garantindo a sobrevivência cultura. Com o desenvolvimento da linguagem, as pessoas passam a partilhar com as outras, o que aprenderam ou precisam aprender. Assim o homem aprende não só sob contingências de reforçamento, mas também a partir de descrições de contingências (Skinner, 1991). De acordo com Skinner (1972), ensinar consiste em um arranjo de contingências de reforçamento, a partir do qual o comportamento tem condições de mudar. Quando se propõe o “arranjo de contingências” é constatada a necessidade de planejamento do ensino, oportunizando as mudanças comportamentais. No ensino-aprendizagem, também é relevante e auxilia o processo, utilizar situação e “coisas” do dia-a-dia, da rotina do aluno, ou seja, usar a realidade desse aluno (Skinner, 1991). Consiste em uma tentativa de obter na maior parte das vezes, reforçadores naturais, e então, o comportamento passar a ser reforçado automaticamente, como por exemplo, ler o gibi sozinho, saber fazer a conta para o troco na cantina. De acordo com Zanotto (2004) quando o professor atua, ele pode modificar o comportamento do aluno para que este aprenda algo novo. Assim, é importante que o professor tenha conhecimentos sobre o comportamento humano, isto significa que é relevante que possam ter conhecimentos sobre conceitos analítico comportamentais com aplicabilidade voltada para a área da educação, para assim, ter como base o como ensinar e não somente o que ensinar (Zanotto, 2004).
Considerações Finais
Conclui-se neste breve trabalho que os estudos empreendidos pelo referencial da Análise do Comportamento, contribuem para o entendimento e organização de estratégias para a aprendizagem de todos os alunos. Por fim, quando trata da Educação, como agência capaz de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, Skinner caminha além da necessidade de rotular populações, o autor salienta a importância de arranjar contingências adequadas para que o ensino ocorra.