Introdução e Objetivo
Produtos de sensoriamento remoto são ferramentas que complementam os projetos de engenharia permitindo uma sistematização de dados com base em avaliações gerais morfológicas do terreno e suas feições estruturais e espectrais obtidos nos diversos sensores disponíveis na atualidade. No planejamento de estradas é uma poderosa ferramenta de obtenção e análises de dados de uso e ocupação do solo, permitindo avaliações temporais para compreensão da dinâmica e simulações que permitem tomadas de decisões nos diversos aspectos do planejamento de estradas e sua infraestrutura. Neste estudo foram realizados alguns métodos de análise em diferentes imagens de sensoriamento remoto, e com aplicações distintas, inseridas em um software SIG. O objetivo principal foi avaliar a estrutura topográfica do terreno, uso da cobertura e ocupação do solo no trajeto da estrada BR 487, criando com um banco de dados cadastrais de atributos com a infraestrutura geral que pode auxiliar na gestão desta rodovia.
Metodologia
Para este estudo foram utilizados produtos de sensoriamento remoto do satélite LandSat 8, sendo as imagens LC82220772016018LGN00 e imagem LC82230772016089LGN00 e produtos de dados de altimetria do radar SRMT s25_w052_1arc_v3 e s25_w053_1arc_v3 da NASA. O software utilizado para tratamento dos dados do o QGIS 2.10.1. Foi realizada uma fusão falsa cor com as bandas espectrais na configuração R3G4B2. E os dados SRMT serviram de base para extração vetorial dos dados altimétricos do trajeto poligonal da estrada. As imagens de alta resolução do software Google Earth serviram de base para o mosaico detalhado de paisagem de trajeto da estrada BR 487.
Resultados
O sistema SIG do software QGIS 2.10.1 permite realizar diferentes análises do terreno, como a avaliação da composição da paisagem, cobertura do solo, uso e ocupação e altimetria do terreno, sendo ainda um ferramenta cadastral dos diversos pontos e intersecções formada pela poligonal de trajeto da estrada BR 487 que liga Campo Mourão à antiga Rodovia do Café na rodovia PR 522. Isto permite uma visualização de dados espaciais com maior exatidão para que se possa desenvolver através de técnicas de engenharia possíveis intervenções, obras e atualização da rede rodoviária com melhor planejamento, reduzindo potenciais custos e utilização de recursos.
Foi desenvolvido o mapa de cobertura do solo do trajeto da estrada sobreposto aos dados altimétricos do terreno permitindo avaliar as principais declividades e microbacias de drenagem com um cadastro sistemático de pontes e passagem com diversos aspectos ligados aos projetos de construção e manutenção geral destas rodovias.
Os dados raster SRMT foram fundamentais para obtenção dos dados altimétricos com resolução de 30 metros por pixel permitiu identificar todo o sistema de drenagem ao longo do trajeto da estrada BR 487.
Considerações Finais
As imagens do satélite LandSat 8 permitem uma avaliação de até 30 metros de resolução por pixel do terreno, sendo uma importante ferramenta de sensoriamento remoto para análises espaciais de paisagens e sistemas hídricos do trajeto da estrada. As imagens Do Google Earth de alta resolução permitiram identificar com exatidão a cobertura e ocupação do solo, complementando as avaliações dos objetos reais do terreno localizados às margens da estrada.