Introdução e Objetivo

O Balanço Patrimonial é um documento contábil, que demonstra toda a movimentação e informações financeiras de uma empresa. Sua maior função é evidenciar a posição econômica da organização, tanto em termos qualitativos e quantitativos em determinado período. Através dele é possível realizar uma análise para compreender a real situação econômica e financeira da organização.

Desta forma, o objetivo deste trabalho é compreender o conceito de Balanço Patrimonial, apresentar sua estrutura, e, principalmente, estudá-lo de forma prática.

Metodologia

Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, tendo como base os livros da biblioteca da Faculdade Integrado, e também as aulas aplicadas pelo professor Estevam Robetti na disciplina de Análise de Balanço do curso de Administração durante o primeiro semestre de 2016. Foi realizada uma análise de balanço com base no balanço patrimonial disponibilizado pela empresa em estudo.

Resultados

Balanço Patrimonial é a principal demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, a posição patrimonial e financeira de uma Entidade. Ou seja, ele demonstra, de maneira organizada, quais são e quanto valem os bens, direitos e obrigações de uma empresa, numa determinada data. Ele mostra como de fato está o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento.

O Balanço Patrimonial é composto por:

 - Ativo: compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos. O ativo demonstra o saldo em caixa, banco, estoque, imóveis, veículos, valores a receber, etc.

 - Passivo: são as obrigações da empresa, ou seja, compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação. O saldo do passivo é sempre igual do ativo. Ele demonstra as contas a pagar, como fornecedores, funcionários, impostos, etc.

 - Patrimônio Líquido: compreende os recursos próprios da Entidade, e seu valor é a diferença positiva ou negativa entre o valor do ativo e o valor do passivo. É onde fica demostrado o lucro ou o prejuízo, as reservas, e o capital social.

Para elaboração do Balanço Patrimonial, todas as contas são agrupadas de forma a simplificar toda a análise da situação financeira de uma empresa. As demonstrações de cada exercício deverão ser publicadas com a indicação dos valores correspondentes do exercício anterior. Sendo assim, deve ser apresentado em duas colunas: Exercício Atual e Exercício Anterior. Com essa apresentação é possível observar os valores de um ano para o outro podendo então fazer uma comparação entre os dois exercícios, ou seja, fazer a Análise de Balanço, que tem como objetivo oferecer um diagnóstico sobre a real situação econômica e financeira da organização.

Este trabalho precisa ser muito bem elaborado, e para isso, é necessário um profissional especializado. Assim, os gestores terão uma demonstração de balanço confiável para poder tomar decisões estratégicas para a empresa.

Considerações Finais

Pode-se entender que o Balanço Patrimonial demonstra todos os bens, direitos e deveres da empresa em determinada data, ou seja, apresenta cada item que faz parte do patrimônio e quanto se tem de cada um. E através da análise é possível fazer a comparação de valores para avaliar a evolução da empresa.

Portanto, nesta pesquisa foi encontrado o conceito de Balanço Patrimonial, e foi apresentada a análise da cooperativa Coamo demonstrando sua evolução do ano de 2013 para o ano de 2014.