Introdução e Objetivo
A embalagem é um recipiente que armazena produtos temporariamente, tendo como principal característica a proteção, além disso, deve possuir uma aparência agradável aos olhos dos consumidores, ser informativa, inofensiva ao meio ambiente, bem como fazer o elo entre a venda e o consumidor com a utilização do marketing.
A cor é um fator muito importante, visto que ela possui apelo emocional capaz de causar impacto fisiológico e até psicológico.
Outra questão que merece destaque é a posição espacial dos alimentos nas gôndolas dos supermercados, pois estes estão dispostos de acordo com o seu público alvo.
Sabendo que o público infantil está ganhando um grande espaço no mercado consumidor e que várias empresas apelam ao marketing para chamar a atenção destes, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar as estratégias de marketing, em termos visuais, utilizadas pelas empresas, nas embalagens de gelatina, com a finalidade de chamar a atenção de seu público-alvo.
Metodologia
O método de abordagem utilizado para o desenvolvimento da pesquisa foi o qualitativo. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, como descritiva e aplicada e, quanto aos meios, como bibliográfica e estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica utilizou-se de livros, teses, anais de eventos e periódicos. A busca foi realizada nos portais Capes, Scielo e buscador Google.
Para o estudo de caso, foi analisado o design das embalagens, as cores utilizadas para despertar o interesse do público alvo, as imagens e/ou propagandas e a posição das embalagens nas gôndolas.
Resultados
Na análise realizada, foi possível notar que todas as marcas de gelatina apresentam em suas embalagens desenhos e cores vibrantes. Isso pode ocorrer pelo fato de seu objetivo ser despertar o interesse de crianças, que por sua vez, são o público-alvo deste produto. Assim, quanto mais ilustrações estiverem presentes na embalagem, maior será a atenção despertada e o desejo das crianças em adquiri-la.
Atualmente, é comum encontrarmos nas prateleiras de supermercados, produtos que utilizam personagens conhecidos ou criados para endossar e melhorar a imagem da marca, numa tentativa de agregar valor ao produto. Desta forma, os personagens transferem seu prestígio, atribuindo um diferencial ao produto. Para as crianças, é como se o produto ficasse mais saboroso ou nutritivo, pelo fato de possuir um personagem estampado na embalagem.
Outra característica que pode ser observada nas embalagens de gelatina é a presença de jogos ou brincadeiras, estampadas nos rótulos, direcionadas às crianças. Na grande maioria são interessantes e educativos, porém, seu objetivo acaba sendo exclusivamente o de chamar a atenção do público consumidor.
Outra questão que merece destaque é a posição do produto nas gôndolas nos supermercados. As caixinhas de gelatina estão sempre posicionadas nas partes inferiores, ou seja, no campo de visão da criança e sob seu alcance.
Considerações Finais
Percebe-se que nas embalagens de gelatina estão contidas cores fortes para despertar o interesse do consumidor e também de personagens de desenhos infantis e jogos e brincadeiras para chamar a atenção do público infantil, visto que se sabe que os pais se envolvem no processo emotivo de atender aos pedidos dos filhos, em termos de consumo.
Nota-se também que os supermercados deixam esses produtos nas gôndolas em uma posição estratégica para que o público infantil possa vê-lo e alcançá-lo.