Introdução e Objetivo

A cidade, enquanto construção social, é formada por diferentes espaços, dentre eles, destacamos a praça pública como um dos elementos urbano de integração da população e também, como reflexo da apropriação do espaço pela sociedade capitalista.

As pequenas cidades, em geral, apresentam poucas opções de recreação e lazer e muitas vezes tem-se a praça como única opção para a realização de atividades culturais, esportivas e de diversão. Ao estudar uma praça, que é um elemento urbano, precisamos primeiro olhar para a cidade, para a sua organização espacial que é resultado do empenho de várias gerações e, portanto, diferentes umas das outras. O estudo das praças permite identificar as dinâmicas sociais, politicas e econômicas da cidade.

Dessa forma, temos como objetivo, investigar as transformações nas formas de uso e apropriação da Praça Prefeito João Szesz, da pequena cidade de Mamborê-PR, buscando identificar a importância e o papel desempenhado para a população. 

Metodologia

Nessa perspectiva, pretendemos compreender a praça tomando o homem como referência, considerando que ele tende a usar o espaço de acordo com suas necessidades e interesses sociais. São nesses propósitos que apoiamos a escolha das categorias de análise propostas por Milton Santos (1985): forma, função, processo e estrutura que em conjunto possibilitarão uma análise integrada da Praça Prefeito João Szesz.

Para a realização da pesquisa adotaremos os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica; levantamento quantitativo e qualitativo das estruturas e mobiliários presentes na praça; enquete de opinião dos usuários com intuito de conhecer a função e a importância da praça para a população de Mamborê e o registro fotografico como possibilidade de fonte de pesquisa para a análise espacial.

Resultados

A globalização trouxe novas formas de configurações na dinâmica urbana e essas transformações impactam diretamente na vida das pessoas. A praça pública sendo um dos locais de uso coletivo mais importante numa cidade, também sofre influências em suas formas de uso, de estrutura e de importância para a população. Sendo assim, buscamos verificar quais as funções desempenhadas pela Praça Prefeito João Szesz na pequena cidade de Mamborê e quais as formas de uso deste espaço público, e assim, analisar a importância social que esta praça representa no cotidiano da cidade.

A pesquisa encontra-se em desenvolvimento. Até o momento aplicamos o formulário de observação para avaliar quali-quantitativamente os equipamentos e mobiliários presentes na praça e aplicamos 30 formulários de enquete de opinião aos usuários. Durante nossas visitas presenciamos professores de música ministrando aulas nas sombras das árvores e alguns alguns alunos utilizando os aparelhos da academia da terceira idade (ATI) como parque infantil, porém, a maioria dos entrevistados utilizam do espaço apenas como forma de passagem.

Dentre os resultado preliminares verificamos que a praça cumpre com as funções: social, ambiental e de circulação, no entanto, os entrevistados apontam que há pouca variedade de plantas ornamentais que poderaim deixar o lugar mais agradável e falta de atrativos de lazer e de recreação para que sejam utlizados neste espaço. Uma análise mais aprofundada dos equipamentos e mobiliários presentes na praça permitirá verificar a atuação do poder público municipal em relação a manutenção e conservação deste espaço público e, em conjunto com a análise do formulário de enquete de opinião dos usuários da Praça Prefeito João Szesz possibilitará entender a importância e o papel desta praça no contexto da pequena cidade de Maborê.

Considerações Finais

Os resultados preliminares indicam que a praça é um elemento importante no espaço público urbano de Mamborê, porque permite o convívio, a recreação e outras atividades de lazer. Na Praça Prefeito João Szesz, constatamos ser necessário uma maior atenção por parte do poder público em relação a manutenção e a limpeza do local, substituição de lâmpadas queimadas, plantio de flores e árvores frutíferas, além do acréscimo de outros elementos como parque infantil para lazer e recreação das crianças.