Introdução e Objetivo
O artigo destaca o ambiente alfabetizador como um suporte para o professor no processo de ensino-aprendizagem. Este ambiente colabora para o desenvolvimento, cooperação, organização, responsabilidade e interação, elementos estes que fazem parte da vida escolar para o aprendizado da leitura e escrita. Os objetivos consistem em destacar a função do ambiente alfabetizador no processo de aprendizagem da leitura e escrita, compreender o conceito de alfabetização e níveis de escrita, descrever as características de um ambiente alfabetizador e sugerir recursos que auxiliarão os professores neste processo.
Metodologia
Para a realização deste estudo se fez necessário traçar um percurso metodológico, que possibilita a coleta de informações necessárias sobre a temática. A metodologia indica o caminho dos estudos referente ao tema.
A pesquisa qualitativa foca-se no conteúdo abordado sendo ele mais explicativo e descritivo com base em pesquisas publicadas em livros, artigos e documentos.
A partir da opção pela pesquisa qualitativa, este estudo fundamenta-se na pesquisa bibliográfica, que por meio de livros de vários autores que estabelecem seus pontos de vista sobre o tema.
Resultados
É notório que o ambiente alfabetizador é o local onde as crianças começam a ter noções do que vem a ser um cidadão, lugar onde aprendem a se relacionar com o próximo, conhecimentos lógicos matemáticos, organização e um dos mais importantes que é sua auto dependência para a leitura e escrita, através do lúdico e experiências novas diversificadas.
A melhor maneira de o professor trabalhar dentro do ambiente alfabetizador é por meio da estimulação, interação, organização das atividades, exposição e utilização dos recursos de apoio como leituras diversificadas de gêneros para que os alunos entendam a função social da escrita e da leitura espontânea, dando-lhe a oportunidade de evoluir de acordo com o processo de desenvolvimento aperfeiçoando suas técnicas já alcançadas.
Considerações Finais
O ambiente alfabetizador está relacionado com a boa maneira de alfabetizar através de recursos diversificados, com todas as formas possíveis de instrumentos apresentados neste artigo. Desta forma, acredita-se que o desenvolvimento das crianças tornará melhor a educação, a socialização e entendimento de mundo, pois não é possível que a criança aprenda sem ter materiais concretos, sem raciocínio lógico e sem estímulo que conseguirá ter um desenvolvimento real e eficaz.
Portanto, é o professor que apresenta meios de conhecimento aos alunos, sendo criativo e assim se importando com suas crianças para que aprendam em um ambiente alfabetizador evolutivo, desenvolvedor, estimulante, cativante, alegre, atraente fazendo com que as crianças desenvolvam o hábito de ler e escrever.