Introdução e Objetivo
A alvenaria estrutural é um dos mais antigos sistemas de construção e sofreu modificações ao longo dos anos com o avanço da tecnologia. Possibilitou a transformação de duas etapas da obra em apenas uma, onde o mesmo material faz o papel estrutural e de vedação, incorporando conceitos de economia, qualidade e produtividade, aliando o baixo custo com bom desempenho e redução do tempo de serviço. Os blocos de concreto são produzidos através de uma unidade cimentante aliado a água e pedra, porém, alguns estudos foram desenvolvidos com o intuito de agregar resíduos da construção nesta composição, visando o reaproveitamento de material que seria depositado no meio ambiente e adicionando maior resistência aos blocos. O artigo tem como objetivo apresentar os benefícios da construção utilizando alvenaria de blocos de concreto, inclusive como beneficiários do meio ambiente através do reaproveitamento residual.
Metodologia
O presente artigo foi desenvolvido a partir da revisão bibliográfica de autores conceituados que discorrem a respeito de alvenaria estrutural em blocos de concreto. O levantamento de dados realizado através de pesquisa eletrônica possibilitou seleção de artigos e publicações em revistas científicas com estudos e testes mais recentemente publicados. Os principais temas selecionados são os que abordam sobre a produção dos blocos de concreto e, também, sobre os novos métodos que estão sendo estudados, que fazem o reaproveitamento de resíduos industriais da própria construção civil na fabricação dos blocos, apresentando os pontos positivos e negativos que esta agregação pode trazer.
Resultados
De acordo com a pesquisa realizada, é possível compreender que a utilização dos blocos traz muitas vantagens, como redução de custos, menor diversidade de materiais, redução de mão de obra, maior rapidez de execução e estrutura mais robusta, tendo como único empecilho a limitação dos projetos arquitetônicos.
Para que os blocos de concreto possam realmente contribuir com a diminuição de produção de alvenaria é preciso que estes estejam dentro das normas técnicas de fabricação, pois o concreto pode ser muito vulnerável ao meio ambiente que for exposto, comprometendo a sua vida útil.
Durante o processo de fabricação, os blocos devem ser completamente homogêneos e compactos, não apresentando trincas ou defeitos que venham a prejudicar o assentamento ou interferir em sua resistência e durabilidade. O bloco de concreto é um material vibro-prensado e seu desempenho depende da qualidade e proporções adequadas de materiais. Neles podem ser agregadas escórias de alto forno, cinzas volantes, argilas expandidas e entre outros, desde que não comprometam as características físico-mecânicas ou aderência exigidas pelas normas que asseguram a qualidade dos produtos.
Os resíduos de construção nem sempre se mostram ideais para o reaproveitamento devido a sua heterogeneidade, mas no caso de resíduos de concreto ou cimentos que foram reprovados no teste de qualidade, quase todos podem ser reutilizados nesta fabricação dos blocos. A cura do concreto é um fator que pode interferir na qualidade dos blocos, caso não estejam nas condições corretas de temperatura, umidade e tempo, interferindo na hidratação adequada no momento em que serão colocados nas formas, influenciando positiva ou negativamente nas propriedades do material.
Para que a alvenaria estrutural possua um bom desempenho, além de depender da qualidade do bloco de concreto, também depende da qualidade e correta aplicação da argamassa que será utilizada no assentamento, da qualidade e correta aplicação do graute, que é o concreto usado entre os espaços vazios dos blocos, do projeto de alvenaria e da capacitação da mão-de-obra responsável pela construção.
Considerações Finais
A utilização dos blocos de concreto nas edificações apresenta como principais benefícios de funcionalidade em resistência estrutural, baixo custo com materiais e mão e obra, e tempo reduzido de serviço pela melhor facilidade de execução. O presente artigo também evidenciou novos estudos realizados sobre a reutilização de resíduos da construção na fabricação dos blocos de concreto, a fim de poupar o meio ambiente do depósito destes materiais e de melhorar a resistência dos blocos.