Introdução e Objetivo

A construção civil vem se desenvolvendo cada vez mais em seus aspectos tecnológicos envolvendo os princípios de industrialização, aos quais trazem benefícios como racionalização, qualidade e economia. A alvenaria estrutural é um processo construtivo o qual propicia esses benefícios, além de funcionar como vedação resiste às ações atuantes na estrutura. Uma obra realizada com blocos cerâmicos oportuniza obras rápidas, limpas e seguras, racionalizando material, mão de obra e outros fatores envolvidos que beneficiam o produto final.

A estrutura física do bloco cerâmico estrutural, com furos na vertical, permite que as tubulações elétricas, hidráulicas e outras, sejam inseridas nos furos internos dos blocos, de forma a construir uma edificação sem precisar de pilares e vigas, em relação às convencionais, gerando custos menores em diversos pontos.

É importante o conhecer os benefícios que o material oferece e suas características que auxiliam em reduções significativas para a edificação.

Metodologia

Para este estudo foram analisadas as vantagens e desvantagens de se construir uma edificação com bloco cerâmico estrutural em relação a construções convencionais utilizadas no sistema de vigas, pilares e alvenaria. Para isto foi considerado o fator estrutural empregado direto na alvenaria, propiciando uma obra mais limpa e com menos materiais utilizados.

O estudo apresenta o processo de construção de edificação com bloco cerâmico em relação às vantagens e desvantagens do material, descrevendo os métodos utilizados e que se tornam eficientes se realizadas de forma adequadas seguindo as NBR 15812-1/2010 que trata de Alvenaria Estrutural – Blocos Cerâmicos, Parte 1: Projetos e a NBR 15812-2/2010 Alvenaria Estrutural – Blocos Cerâmicos, Parte 2: Execução e Controle de Obras, as quais descrevem os requisitos mínimos exigíveis para elaboração de projetos de estruturas de alvenaria com blocos cerâmicos e análise do desempenho estrutural de elementos de alvenaria de blocos.

Resultados

Caracteriza-se como alvenaria estrutural o processo construtivo em que as paredes são elementos resistentes compostos por blocos, justapostos um sobre o outro por juntas de argamassa capazes de resistir a outras cargas além do seu próprio peso. O projeto de uma edificação em alvenaria com bloco cerâmico deve ser elaborado adotando um sistema adequado de estrutura que a edificação exige, deve estar compatível com todos os elementos aplicáveis a essa obra, dimensionamentos e especificações adequadas de materiais e outros procedimentos para execução dos serviços, sempre levando em consideração as normas estabelecidas que tratam de cada componente a ser executado durante a construção.

A parte fundamental de uma edificação estrutural é a modulação dos blocos no projeto de alvenaria estrutural. Esta técnica demonstra todas as dimensões da edificação onde são apresentados os blocos ideais para se utilizar na parede formando o encaixe e consequentemente amarrando a alvenaria, que nada mais é que a formação dos blocos em “T” distribuindo o peso da edificação com o intertravamento entre a alvenaria.

Depois do projeto definido, deve-se ater a contratação de mão de obra qualificada para que seja executado de acordo com o que está disposto no projeto, reduzindo os custos e retrabalhos desnecessários. Com isso a obra passa a ser racionalizada, sem desperdícios ou improvisações.

Foram analisadas as vantagens do projeto atendendo as normativas e levando em consideração uma mão de obra especializada para a construção de uma edificação em alvenaria em blocos cerâmico estrutural. Segue as vantagens e desvantagens:

- Racionalização: maior produtividade, qualidade e menor custo;

- Bom desempenho e segurança estrutural;

- Maior rapidez e facilidade de construção;

- Simplificação no detalhamento do projeto e componentes dos materiais;

- Canteiro de obra mais limpo e ecológico: sem entulhos e restos de madeira;

- Permite a utilização de componentes pré-moldados;

- Redução de cerca de 30% no custo da construção;

- Redução no uso de concreto e ferragem;

- Redução na mão de obra de carpintaria e ferreiro;

- Economia no uso de madeira para formas;

- Menor número de equipes ou de subcontratados de trabalho, e

- Extrema facilidade de supervisão da obra.

Como desvantagem pode-se destacar as restrições de possibilidade de alterações não planejadas, a dificuldade de improvisar durante a execução da edificação e a limitação de grandes vãos e balanços.

Considerações Finais

Pode-se analisar a eficiência do bloco cerâmico estrutural, em relação à alvenaria convencional, devido a sua economia com material, serviços e mão de obra, reduzindo o tempo de construção, com a entrega do produto final em menos prazo, e outros fatores benéficos. Já as desvantagens são caracterizadas pela impossibilidade de se alterar o projeto durante a obra, o que significa que ao elaborar um projeto com blocos ele precisa estar totalmente compatível para evitar problemas durante a execução.