Introdução e Objetivo
Diante dos impactos ambientais que estão acontecendo constantemente, a preocupação com o meio ambiente esta levando à sociedade a um desenvolvimento mais sustentável.
A construção civil é grande geradora de resíduos de construções e demolições, causadores de impactos ambientais. Em média, no mundo são gerados cerca de 2 a 3 bilhões de toneladas de entulho por ano.
Sendo assim, pesquisas na área da construção civil possibilitou o desenvolvimento de um concreto reciclado. Com isso o objetivo deste estudo é demonstrar como este "novo material" pode contribuir para a diminuição dos impactos ambientais causados por demolições, e diminuir o grande consumo de recursos naturais. Esta pesquisa se justifica, devido á preocupação e o papel que todos devem exercer perante o desenvolvimento da sociedade, para que o impacto ao meio possa ser amenisado.
Metodologia
Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva. Quanto as bibliografias, foram utilizados diversos artigos de varios autores que investigam sobre tecnologias em materiais, sustentabilidade, concreto reciclado entre outros. O método utilizado nesta pesquisa foi o qualitativo, método este que visa investigar o objeto de estudo, sobre o viés de varios autores, e confrontar informaçoes, para que se torne possivel a conclusão da pesquisa.
Resultados
O agregado é um material inerte, principalmente utilizado por razões econômicas, mas a economia não é a unica razão de se utilizar o agregado, este material atribui ao concreto algumas vantagens técnicas, ele passa a ter uma melhor durabilidade e também uma maior estabilidade dimensional, levando em consideração essas características na pasta de cimento pura. É muito importante estudar sobre os agregados, pois 75% do concreto é ocupado por agregados. Os agregados reciclados possuem alterações em suas propriedades, dependendo dos equipamento usados, da granulometria, do teor de impurezas, da composição dos resíduo processado, etc. Os agregados reciclados possuem propriedades específicas, diferente dos agregados convencionais, que determinam algumas diferenças nas condições de aplicação e nas características das argamassas e concretos que forem utilizados. As principais diferenças dos agregados reciclados para os convencionais são: menor resistência mecânica dos grãos, heterogeneidade na composição e uma maior absorção de água dos grãos.
Considerações Finais
O concreto reciclado é utilizado na produção de estruturas, alguns exemplos são: painéis de pré-modados, lajes pré-modadas e pisos, sempre considerando suas caracteristicas: maior deformalidade, maior permeabilidade e sua menor resistência. Sendo assim, com o estudo, fica evidente que o concreto reciclado é um material que pode reduzir significativamente os resíduos de uma obra, e também economizar recursos naturais que seriam empregados na fabricação de um materia comum.