Introdução e Objetivo

Visto que nos últimos anos os mercados têm sofrido rápidas modificações, as empresas têm focado em inovação e investimento em pesquisa e desenvolvimento.

Os adesivos são utilizados em diversos setores industriais, o hot melt apresenta características termoplásticas e representa a classe de adesivo sem solvente com maior crescimento em termo de consumo.

Os adesivos de hot melt sob ação do calor sofrem amolecimento, podendo então ser aplicados, que ocorre com o resfriamento e solidificação do adesivo, sendo, portanto, uma colagem física.

Partindo de métodos de fabricação do amido termoplástico, e de algumas formas de aplicação deste produto, foram pesquisadas novas maneiras de incorporar o amido numa tentativa de obter um produto com características de adesão, com o objetivo de desenvolver adesivo hot melt a base de amido termoplástico para ser possível avaliar seu uso.

Sendo a origem e os procedimentos utilizados o diferencial desses novos produtos.

Metodologia

O amido termoplástico (ATP), cujo processo de obtenção já dominamos de estudos anteriormente realizados, é composto à base de amido natural e glicerina.

Por conseguinte, foi produzido a base do hot melt, com adição do breu e amido termoplástico, pois esses materiais devem ser utilizados em todos testes realizados mesmo que a sua porcentagem varie. Para isso, utilizamos as porcentagens de 50% para cada, 30% de ATP e 70% de breu, 40% de ATP e 60% de breu.

Assim, foram realizados os testes com as diferentes proporções de parafina e glicerina, a fim de realizar possíveis comparações.

Definidas as formulações, em laboratório, foi utilizado o ATP que, quando dissolvido, adicionou-se o breu sólido para constituir a mistura homogênea, para assim ser adicionado a glicerina e a parafina até a completa dissolução na mistura.

Para ser encontrada a proporção ideal da mistura, foram avaliadas as propriedades mecânicas do produto.

Resultados

O hot melt produzido como base apresenta características desejáveis conforme a literatura estudada determina; sólido a temperatura ambiente e líquido a temperatura elevada; desta forma tornam-se aplicáveis a diversos tipos de substratos, apresentando comportamento rígido com a perda de calor, além de apresentar a coloração ideal, visto que suas propriedades não se alteraram durante o período analisado.

Então com a adição da glicerina proporcionou uma melhor incorporação do ATP aos demais produtos, visto que a glicerina é o principal agente plastificante do amido.

Além do mais, com o aumento do uso da glicerina no material, o tack se torna permanente, possibilitando a utilização do material em outras aplicações como armadilha para pegar insetos, pois apresenta ligação de força mensurável com o inseto sob condições de leve pressão e curto tempo de contato.

Posteriormente, com a adição da parafina o material apresentou melhor consistência e uma diminuição da viscosidade, facilitando a aplicação do hot melt e melhor fluidez.

Como a parafina não foi suficiente para baixar a viscosidade a quente, nosso trabalho agora é diminuir a viscosidade do amido utilizado no ATP, pois nosso foco é utilizar o material para fechamento de caixas de papelão, esta que é realizada a aplicação através de bombeamento. Por isso é necessário ter um material com menor viscosidade possível e maior fluidez que facilita a aplicação do hot melt nas indústrias, possibilitando a substituição do hot melt convencional, que apresenta em sua composição produtos caros, além de degradar o ambiente.

A porcentagem ideal do hot melt base vai depender da aplicação, visto que todos testes apresentaram características ideais o que variou foi sua consistência.

Além de que o adesivo hot melt apresentou estabilidade garantida, com vantagens ambientais e econômicas, que pode atender toda gama de produtos com qualidade.

 

Considerações Finais

Assim concluímos em análises preliminares que o mesmo apresenta qualidade satisfatória, nas diferentes proporções, para as aplicações realizadas e estrutura físico-química adequada.

O objetivo do trabalho foi atingido, visto que o adesivo hot melt apresentou estabilidade garantida a partir de recursos renováveis de baixo custo, possibilitando a aplicação a diversos tipos de matérias e rígidos através da perda de calor.