Introdução e Objetivo
A estrutura organizacional representa as relações formais de uma organização, possibilitando uma visualização macro da mesma.
O presente estudo buscou reformular o organograma de uma indústria de Peabiru – PR. Foi constatado que o organograma que vinha sendo utilizado já não retratava a realidade da empresa e que a mesma possuía a necessidade de um novo organograma.
Metodologia
A coleta de informações se deu através de entrevista com os sócios e com alguns colaboradores, bem como através de observações diretas. Direcionando o foco para a compreensão da forma com que as relações eram formadas dentro do grupo.
Por meio das informações obtidas foi possível desenvolver um esboço de um novo organograma, sendo que o mesmo passou por diversas avaliações, sofrendo as modificações necessárias para torna-lo condizente com a realidade.
O organograma desenvolvido foi colorido de forma a diferenciar de forma mais simplificada os níveis hierárquicos. Isto se torna uma necessidade pois optou-se em apresentar o organograma desenhado horizontalmente o que pode dificultar a diferenciação dos níveis hierárquicos.
Resultados
Por meio do estudo realizado e após feitas as modificações necessárias, chegou-se ao seguinte organograma:
O organograma apresentado buscou atender a necessidade da empresa, sem se desligar da metodologia adequada.
Foi sugerido à organização que tal organograma seja impresso e fique exposto em murais ou dentro da sala do departamento de Recursos Humanos, tornando-o assim acessível à todos.
Considerações Finais
O organograma aqui apresentado, retrata a estrutura organizacional atualmente, sendo de suma importância que a mesma continue sendo atualizada sempre que necessário por um profissional capacitado, assim evitando que o organograma apresentado perca sua validade e sua relevância.